Como criar um bom perfil no LinkedIn – Parte I
Buscar emprego, encontrar parceiros ou aparecer para possíveis clientes e investidores. O LinkedIn é a plataforma ideal para quem deseja promover as suas atividades profissionais. Mas como fazer para que um perfil se destaque em meio às várias páginas na rede social?
Hoje, vou falar de alguns passos super relevantes para que você crie um perfil vencedor no LinkedIn. Olha só:
Foto
Essa plataforma é um pouco diferente das outras redes sociais, como Facebook e Instagram. Por ter um fim focado em negócios, você deve escolher uma foto que passe profissionalismo. A primeira coisa que vão olhar no seu perfil é a foto e em seguida seu nome e seu título profissional, e depois disso a descrição dos seus trabalhos. Por isso, capriche nessa primeira impressão. Dentro da Consultoria de Carreira também atuo como “fotógrafa” e – combinando antes – tiro fotos do(a) assessorado(a) para escolher uma e incluir ou atualizar em seu perfil. Vale lembrar que o seu perfil deve, obrigatoriamente, ter uma foto. Em geral, as pessoas costumam recusar os convites para conexões de pessoas que não têm imagem e isso definitivamente não é o que você busca, né?!
Resumo
Se você tivesse que fazer um resumo de quem é você pessoal e profissionalmente, como ele seria? É exatamente esse texto que deve estar logo no início do seu perfil no LinkedIn. Ele deve estar bem sucinto e ao mesmo tempo ser interessante ao ponto de as pessoas terem interesse de continuar lendo a sua página até o fim. Você deve fazer um breve resumo da sua experiência profissional, compartilhando os marcos mais interessantes da sua trajetória. Nele, sugiro você pensar em alguns pilares que são sempre relevantes, como por exemplo:
- perfil acadêmico;
- tempo de experiência profissional (geralmente após graduação ou realmente seu primeiro trabalho) e/ou em cargos de gestão, se tiver;
- uma descrição rápida de suas experiências profissionais com as principais palavras-chave, como por exemplo cargos, áreas de trabalho, segmentos de atuação, maiores projetos e até mesmo prêmios, livros publicados e reconhecimentos formais;
- falar de suas competências comportamentais é sempre muito delicado e questionado, pois se você falar que é motivado e no dia da entrevista estiver desmotivado você poderá não passar credibilidade. Mas sabe aqueles pontos fortes e comportamentos nossos pessoais e profissionais que os colegas sempre dão feedbacks repetidos sobre? Estes sim podem ser citados;
- caso queira, pode falar no resumo também sobre seu futuro, com quais temas quer continuar trabalhando ou até mesmo começar a estudar.
Experiência
Nessa área do LinkedIn você deve compartilhar a sua bagagem profissional. Você já passou por cinco empresas até hoje? Então descreva as atividades que realizou em cada uma delas. Se você teve 3 cargos em uma só empresa? Então vale pensar em qual estratégia ficaria melhor para seu caso: colocar três experiências diferentes e separadas repetindo a empresa OU fazer a descrição separada das atividades em um texto apenas e separando manualmente cada cargo, ok? Como o nome já diz, a ideia dessa área é demonstrar em quais assuntos você é experiente e nada melhor do que demonstrar isso compartilhando o que já fez profissionalmente.
Formação acadêmica
Aqui você deve colocar quais foram as faculdades e especializações que você fez durante a sua vida. Algumas empresas usam a formação acadêmica como um dos critérios em um processo de recrutamento e seleção e só contratam pessoas que tenham pós-graduação, por exemplo. E aqui vai mais um detalhe importante: como não existe um campo específico no LinkedIn para escolher e assim citar o que é sua pós ou o que é sua graduação, recomendo que você mesmo escreva quais são os seus títulos acadêmicos. Por exemplo: Graduação em Administração, Pós-graduação em Finanças ou MBA em Controladoria. Portanto, é importante deixar essa informação clara no seu perfil, pois ela pode ser decisiva para que você seja chamado (ou não!) para uma entrevista de emprego.
Experiências e trabalhos voluntários
Se você tem o hábito de realizar trabalhos voluntários, não deixe de compartilhar essa informação no seu LinkedIn. Houve uma época em que era mais “moda” escrever que fazia trabalho voluntário do que experiência e vivência real. Ainda bem que isso já passou… O que o recrutador realmente quer entender de seu perfil são seus reais valores pessoais, já pensou nisso?
Idiomas
Importante pensar na utilização do idioma para o trabalho através da escrita, leitura e conversação, inclusive com termos técnicos. Por isso, coloque todos os idiomas que possui porém é muito importante citar também qual seu nível, qual sua proficiência nele. Já comentei em artigos anteriores, mas atualmente incluir Português fluente/nativo para os brasileiros tem sido diferencial para empresas internacionais que querem contratar brasileiros.
Cursos e eventos importantes
A grande diferença da seção formação acadêmica para a seção cursos é a quantidade de horas/aula e consequentemente o tempo que você esteve estudando sobre o assunto. Não fazemos todos os anos uma pós graduação, mas podemos fazer muitos cursos e palestras de curta e média duração, e assim demonstrar que você está sempre buscando atualização e novidades complementares para sua área de atuação. Fez algum curso que te realmente marcou e que você realmente aprendeu novas técnicas, metodologias, certificações e ferramentas para empoderar mais ainda seu trabalho? Coloque em seu perfil.
Recomendações
Você teve algum chefe, fornecedor, parceiro ou cliente que gostou muito do seu trabalho no passado? Então peça para que ele faça uma recomendação sua no LinkedIn. Uma coisa é você compartilhar todos os seus feitos na sua descrição; outra é um terceiro dizer como foi realmente incrível trabalhar com você. A segunda alternativa tem muito mais peso para o seu perfil profissional. E no LinkedIn você tem duas opções para fazer isso: nas palavras-chave que são as competências e especialidades e/ou nas recomendações escritas via texto dentro da plataforma. Claro que a recomendação via texto tem mais valor pois o profissional está recomendando publicamente seu trabalho, porém as competências e recomendações alcançam mais escala e são bem mais fáceis e rápidas de serem clicadas.
Conexões inteligentes
Depois que você já preencheu todas as informações anteriores, seu perfil profissional no LinkedIn estará bem completo! Daí chegou a hora de começar a criar conexões. Comece adicionando pessoas com as quais você já trabalhou no passado, colegas atuais, fornecedores, parceiros, colegas de faculdade e de cursos rápidos, e até mesmo concorrentes, por que não? Se você tem interesse em começar a se relacionar no LinkedIn com alguma determinada pessoa com quem nunca conversou, a minha dica é: veja quais conexões vocês têm em comum. Tem alguém próximo do seu círculo de contato? Então peça para esse conhecido te apresentar para a pessoa. É mais fácil criar conexões inteligentes e estratégicas dessa maneira do que simplesmente adicionar o contato, sem que ele te conheça.
Gostou das dicas? Então fique de olho, pois agora que o seu próprio perfil profissional já está atualizado e completo, no próximo artigo vou trazer mais informações para você aprender a usar ao máximo a rede e suas ferramentas gratuitas e relevantes para sua Carreira ou negócio, ok?