7 profissões que são tendências para 2018

Muitas das profissões que nós conhecemos hoje não vão existir daqui 20 anos. É provável que os nossos filhos e netos trabalhem em áreas no futuro que, atualmente, ainda nem existem! Para alguns, esse cenário pode ser assustador. Para outros, como eu mesma e sempre digo isso também em minhas palestras e aulas, é uma oportunidade de mudar de área e trabalhar com algo diferente, se reinventando!

Nós não precisamos ir muito longe quando se fala em novas profissões. Se pararmos para analisar o nosso momento atual, veremos que 2018 já reserva uma série de mudanças no espaço de trabalho.

Mas afinal de contas, quais serão as profissões mais requisitadas em 2018, devido ao nosso cenário econômico e social atual? Separei aqui sete dessas áreas, que são promissoras. Confira:

Cientista de dados

As empresas que têm informações precisas sobre seus clientes e usuários sai na frente das concorrentes. Nesse cenário, o Cientista de dados torna-se uma figura fundamental para o sucesso da organização. Esse profissional é o que reúne e analisa informações e dados que podem ser utilizados durante as tomadas de decisões.

Engenheiros

As áreas civil, ambiental, de petróleo e gás são as grandes tendências da Engenharia para 2018. Consideradas mais “clássicas”, se comparadas com as outras áreas do futuro, elas desempenham uma importante função para o desenvolvimento da nossa sociedade.

Piloto de drone

O drone é uma tecnologia que veio para ficar e facilitar a nossa vida. Eles têm N funcionalidades e podem ser usados desde para gravar vídeos como para fazer entregas. O piloto de drone garante que esse item seja conduzido da melhor maneira possível.

Gestor de resíduos

O nosso planeta conta com mais de 7 bilhões de habitantes. Calcule a quantidade de resíduos que são descartados por esse alto número de pessoas! O Gestor de resíduos é o profissional que sabe para onde direcionar todo esse lixo.

Gestor de marketing

A área de marketing continua em voga, principalmente no segmento digital. O objetivo desse profissional é cuidar da imagem da empresa, bem como auxiliá-la a vender e atingir o seu público-alvo de uma maneira positiva.

7 novas profissões

Gestor de inovação

Essa figura ganhará espaço dentro das empresas, ficando responsável por criar novas soluções para velhos problemas, reduzir custos e fazer os processos ficarem mais eficientes.

Profissional 3D

As impressoras 3D estão transformando diversas áreas. Com elas, é possível imprimir desde alimentos até peças de decoração e indústria. A pessoa que entender o funcionamento dessa tecnologia em 2018 pode tornar-se referência nessa área, que veio definitivamente para ficar. Inclusive, para você saber mais na prática, tenho uma empresa parceira que além de trabalhar com 3D, também atua com inteligência artificial, automatização dos processos e outras tecnologias: é a 3D InnovBrasil, onde o Rafael de Tarso Schroeder é um dos sócios.

E na sua opinião, quais são as profissões que serão tendência nos próximos anos? Compartilhe comigo nos comentários!

Fontes: Gazeta do Povo e Inova Consulting.

Fabiana Schneider

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, Mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br

contato@trilhasdacarreira.com.br

Textos semanais no Pulse LinkedIn

Facebook

Linkedin

Twitter

Youtube

Instagram