Série LinkedIn: explorando o recurso LinkedIn Alumni

Conquistar uma oportunidade profissional, ter um bom grupo de profissionais envolvidos em um projeto e até mesmo se aproximar de outros contatos dependem de muito networking.

Uma alternativa é usar o LinkedIn para iniciar – ou ampliar – a sua rede de conexões, começando por colegas de faculdade, professores e orientadores da instituição em que você estudou. Já pensou nessa estratégia de networking?

Pode parecer trabalhoso – especialmente se você já se formou há algum tempo – relembrar todos os nomes daquela época, mas há um recurso muito interessante na rede social que vai te ajudar nesta empreitada.

Existe uma página de ex-alunos para cada faculdade e universidade que permite classificá-los e filtrá-los. Esta funcionalidade “escondida” do LinkedIn é inestimável para quem deseja buscar um novo emprego ou até se conectar com seus ex-colegas. Importante citar também que a própria instituição acadêmica é quem cria esta mesma página, ok?

Explorando o LinkedIn Alumni

Muito parecido com as páginas de empresas, as páginas de universidades/faculdades funcionam para promover a instituição, seus cursos atuais e conectar seus ex-alunos.

Estas páginas oferecem seis filtros que contém informações riquíssimas como, localização geográfica, empregador atual, área de atuação, formação acadêmica, competências e grau de conexão com você (1º ou 2º grau). Com esses dados, cada uma dessas pessoas pode atuar como um ponto de conexão tanto para os graduados mais velhos quanto para os alunos atuais.

Imagine que você se mudou para uma cidade diferente. Você pode usar os Alumni do LinkedIn para ver quem está em sua localização atual e se conectar a eles. Ou ainda, pode encontrar alguém que trabalha na empresa dos seus sonhos e buscar uma aproximação.

Como usar o LinkedIn Alumni

Você pode digitar o nome da faculdade ou da universidade na barra de pesquisa na parte superior do LinkedIn, como mostra a figura abaixo:

Ou ainda, no seu perfil, você pode clicar no logotipo da instituição (caso você tenha adicionado-a em suas informações):

Ao acessar a página desejada, você já poderá começar a rolar a tela e começar as suas buscas!

Ah, e o melhor: você pode fazer isso para QUALQUER instituição, mesmo se você não tenha frequentado.

Na tela a seguir, você pode ver aqueles filtros de informações que comentei lá em cima:

E logo abaixo, você também poderá ver as sugestões de profissionais que frequentaram a instituição e que podem ser possíveis novas conexões para você!

Explorando com calma a página, você repara que pode usar o campo de busca para digitar uma palavra específica – seja nome, cidade, cargo ou até empresa, além de filtrar por frequentaram/graduaram a instituição, o período, e logo acima da data, você pode trocar a universidade e iniciar uma nova pesquisa.

Usar o recurso LinkedIn Alumni pode ser o caminho mais rápido para chegar a uma determinada pessoa. Aproveite essa funcionalidade para explorar possibilidades, vendo o que os ex-alunos da sua área realizaram desde a graduação e inspirando-se neles, se reconectar com velhos amigos e encontrar novas oportunidades para a sua carreira.

Fabiana Schneider

Consultora de Carreira e Headhunter, tenho mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional onde atuei em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos tenho me dedicado à área de Gestão de Carreira e Desenvolvimento Humano empreendendo através da Trilhas da Carreira, além de ser especialista em LinkedIn, palestrante e dar aulas de R&S. Sou graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada em Assessment Training DISC e em Orientação Profissional e Planejamento de Carreira. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, mãe da Nathalia, maratonista, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br | contato@trilhasdacarreira.com.br

https://fabianaschneider.wordpress.com/

Pulse LinkedIn | LinkedIn | Facebook | Youtube | Twitter | Instagram

Fabiana Schneider

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, Mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br

contato@trilhasdacarreira.com.br

Textos semanais no Pulse LinkedIn

Facebook

Linkedin

Twitter

Youtube

Instagram