Visita ao LinkedIn Brasil, em SP
Sabe aqueles momentos especiais da carreira da gente? Pela primeira vez, em agosto deste ano, tive a oportunidade de conhecer o escritório do LinkedIn Brasil em São Paulo! Tenho perfil desde 2008, trabalho com e através da rede há mais de 5 anos e foi muito marcante esta visita.
E não poderia deixar de contar para vocês sobre este dia tão importante ao lado de pessoas especiais (e super competentes). Por isso hoje, vou compartilhar os principais aprendizados dessa experiência neste post.
Felicidade de estar pela primeira vez no LinkedIn Brasil em São Paulo!
Este comigo na foto é o Cristiano Santos, o fundador do grupo LinkedIn de AZ, um grupo super relevante que compartilha dicas avançadas sobre LinkedIn – e que em menos de 10 minutos encerraram as inscrições para este evento!
De tempos em tempos, o LinkedIn abre suas portas para receber presencialmente este grupo e compartilhar as informações mais atuais sobre a ferramenta. Eu, Fabiana, já tinha tentado me planejar para ir conhecer a sede oficial do Brasil, e felizmente desta vez deu certo!
E diga-se de passagem: foi incrível ver todo esse ambiente inspirador, conhecer e reencontrar pessoalmente os participantes do grupo de outros eventos e também conhecer alguns dos colaboradores do LinkedIn que nos receberam tão bem.
Esta é a missão do LinkedIn, traduzindo: nosso objetivo é engajar cada profissional com a oportunidade de usar suas paixões e habilidades para causar impacto. E garantir que comunidades carentes tenham acesso à nossa visão de criar oportunidades econômicas.
Durante a visita tivemos palestras onde em uma delas falou-se sobre LinkedIn Editorial. Nesta vimos um pouco sobre melhores conteúdos e formatos para postar na rede.
Entre os assuntos destacados durante este momento estavam:
– O levantamento feito em julho de 2018 que aponta que a rede possui 575 milhões de usuários no mundo e entram 2 novos por segundo;
– O número de usuários continua maior nos Estados Unidos, seguido de Índia, China e Brasil;
Também foi falado sobre o boletim diário do LinkedIn e seu aumento de seguidores, além de algumas de suas novas funcionalidades como a implantação das notificações via popups, a curadoria de conteúdos, artigos de top voices e de top influencers, e outras dúvidas sobre posts, artigos escritos no Pulse, quantidade ideal de caracteres e as principais palavras-chave para se usar na rede.
Um dado curioso que me chamou a atenção é saber que o LinkedIn é a única rede social permitida na China! Pesquisei sobre o assunto e segundo Willis Wee, fundador do Tech in Asia, a permissão do acesso irrestrito ao site pode ter três razões: a rede oferece conexão com o restante do mundo online, pois, além do e-mail, o LinkedIn talvez seja a única maneira dos chineses se contatarem com o restante do planeta, já que as redes sociais que fazem sucesso por lá possuem poucos estrangeiros; além disso, o LinkedIn funciona como um filtro que pode ajudar os empregadores chineses a encontrar pessoas que saibam tanto a língua local como o inglês, já que não há uma versão do site em Mandarim, e por último, é que, enquanto boa parte das ferramentas sociais sejam fechadas no país, o LinkedIn permite que os três milhões de usuários chineses busquem negócios fora do país, o que bom também para o progresso da nação.
Um outro tema super relevante abordado foi o Aconselhamento Profissional. Lançado em 2017 e com mais de 75 mil mentores à disposição – onde sou uma delas – a ferramenta Aconselhamento Profissional funciona, de uma forma bem resumida, “dar Coach para quem quer receber Coach”.
O trabalho acontece dentro da plataforma, de forma totalmente voluntária (pro bono), através de áreas específicas. Então, #ficaadica da consultora de carreira: importantíssimo elaborar bem suas perguntas para não ser generalista ou abrangente demais, e importante também relembrar que serão dicas mais rápidas e pontuais para sua carreira, ok? Assim ambas as partes alcançam o objetivo de trocar informações colaborativamente.
Também tivemos acesso aos dados atuais sobre o LinkedIn Learning – que inclusive já havia escrito um post detalhado sobre.
A ferramenta é um e-Learning personalizado com insights exclusivos que fornecem recomendações de cursos relevantes, no qual o usuário pode ter acesso a uma vasta biblioteca com cursos em vídeo e desenvolver (ou aprimorar) suas habilidades em diversas categorias como por exemplo negócios, tecnologia e criatividade.
Se antes os brasileiros podiam ver apenas conteúdos em outros idiomas, a grande novidade é que 82 cursos da plataforma já estão disponíveis em português!
Os treinamentos abordaram temas como desenvolvimento de carreira, mentorias, liderança, habilidades de falar em público, Excel, Power Point, entre outros. O maior diferencial são as temáticas voltadas para o desenvolvimento comportamental no âmbito profissional – as habilidades conhecidas como soft skills.
Outra boa novidade é o LinkedIn Lite, a nova versão de seu aplicativo para usuários do sistema Android, que foi desenvolvido para consumir menos dados do aparelho (menos de um megabyte) e carregar cinco vezes mais rápido do que o app padrão. Usuários da Apple podem ficar tristes pois não há previsão para o lançamento do app em outros sistemas.
Além de todos esses aprendizados, ainda trago duas informações super bacanas:
1. Você sabia que quando estiver em um evento poderá conectar-se facilmente pelo LinkedIn com outros participantes? Veja como: no smartphone, antes de tudo, ative a função Bluetooth e em seguida, vá na “minha rede”, depois “na sua área”. Aparecerá a mensagem “Usuários na sua área serão exibidos quando ambos abrirem esta página”, e todos os participantes que estiverem plugados nesta mesma função aparecerão nesta tela, agilizando bem as possibilidades de novas conexões com profissionais que possuem perfil na rede e estão conectados naquele mesmo evento/espaço que você está!
2. E se você não estiver com seu cartão de visitas “em papel” exatamente naquele evento, conheça também a possibilidade de ter um digital através de QRCODE. Esta funcionalidade permite a partilha da sua página pessoal através de um QR Code individualizado, facilitando a troca de contatos com os smartphones de outros participantes. Mas pense por outro lado também: #ficaadica, o clássico cartão de visitas em papel estará posteriormente nas mãos de quem o recebeu ajudando-o a lembrar do nome completo do profissional, empresa, celular, etc, o que fica um pouco mais difícil lembrar e encontrar em meio aos contatos todos que temos quando apenas nos conectamos digitalmente. E atualize seu app para localizar esta nova função!
Essas foram as minhas impressões ao visitar o LinkedIn Brasil. Espero que vocês tenham gostado de todas as novidades e aproveitem para atualizar sempre seu perfil e fazer bons negócios! Se precisar de apoio, conte comigo que posso te ajudar.
Fabiana Schneider
Consultora de Carreira e Headhunter, tenho mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional onde atuei em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos tenho me dedicado à área de Gestão de Carreira e Desenvolvimento Humano empreendendo através da Trilhas da Carreira, além de ser especialista em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. Sou graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada em Assessment Training DISC e em Orientação Profissional e Planejamento de Carreira. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, mãe da Nathalia, maratonista, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.
www.trilhasdacarreira.com.br | contato@trilhasdacarreira.com.br
https://fabianaschneider.wordpress.com/
Pulse LinkedIn | LinkedIn | Facebook | Youtube | Twitter | Instagram