Série LinkedIn: novidades sobre SSI Social Index

Que o LinkedIn está sempre lançando novas funcionalidades ou repaginando alguns de seus produtos isso não é novidade para ninguém.

Hoje, no primeiro texto do ano sobre essa rede social profissional, trago uma dessas ferramentas que muitas pessoas ainda não conhecem: o Social Selling Index (SSI).

O LinkedIn é o espaço ideal para quem quer se conectar com líderes de negócios de qualquer tipo – e não apenas para procurar emprego; muitos estão usando-o como uma ferramenta social de vendas. Essa venda social pode ser definida como a criação de conversas de forma espontânea em torno de seus produtos ou serviços que podem – e muitas vezes levam – a conversas de vendas e consequentemente, ao fechamento de novos negócios.

Por isso, o termo Social Selling Index (SSI) foi uma métrica criada pelo próprio LinkedIn a fim de medir o sucesso dos seus ativos de venda. Esse índice quantifica a qualidade das iniciativas de um vendedor com base em quatro pilares fundamentais do conceito de Social Selling, sendo eles:

Estabelecer sua marca profissional: ter um perfil atraente é a base para ter um bom posicionamento, por isso, complete o perfil com todas as informações solicitadas – ou a maioria das seções possíveis ao seu perfil – e inclua uma boa foto de capa e de perfil. Use e abuse de vídeos e apresentações para descrever o seu próprio trabalho, peça que amigos com os quais já trabalhou escreva recomendações sobre você e cuide de seu perfil diariamente!

Encontrar as pessoas certas: existem diversas formas de usar a rede social para encontrar leads. Como o SSI analisa a forma como você interage no LinkedIn e analisa o valor dessas conexões e relacionamentos, vale a pena explorar esse recurso para se autopromover. Aproveite os filtros de funções, por exemplo, para encontrar e se conectar com potenciais perfis que possam gerar algum tipo de negócio para você e sempre que alguém visitar o seu perfil, puxe assunto com essa pessoa. E paciência se não for respondido. Lembre-se: adicione em sua rede conexões profissionais que possam agregar, não apenas pensando em quantidade de conexões, ok?

Engajar com Insights: o LinkedIn define esse pilar como “Descubra e compartilhe informações valiosas para iniciar ou manter um relacionamento”. Isso mede o engajamento, em termos do número de compartilhamentos, curtidas e comentários que seus posts e artigos estão recebendo. Claro que quanto mais e de qualidade, melhor!  Seja uma voz ativa na rede, crie e poste seus próprios conteúdos, eventos relevantes em que frequentou, cursos que participou como aluno(a) e/ou como professor ou palestrante, mostre como você é especialista nas áreas em que atua e quer continuar atuando compartilhando suas próprias experiências através de artigos também. Ofereça conteúdos relevantes para sua rede contando o que tem feito em sua carreira!

Construir relacionamentos: os três primeiros pilares culminam neste último, que mede o quão bem sucedido você é em expandir sua rede para não apenas alcançar prospects diretos, mas também aqueles que podem apresentá-lo aos prospects, ou outras conexões de segundo ou terceiro graus. Comente posts, responda mensagens, questione, sempre com bom senso, claro. Acredite na rede: você poderá se surpreender com as pessoas e os negócios que poderá fazer através dela!

Resumindo: os algoritmos do LinkedIn calculam sua pontuação do SSI medindo o desempenho em cada uma dessas quatro áreas.

Se você ficou curioso para avaliar o seu SSI, primeiro entre em seu perfil de LinkedIn e depois clique aqui para descobrir qual o seu Índice de Vendas Sociais na rede.

Como aumentar sua pontuação no SSI

Se você acha que sua pontuação não está boa ou acredita que pode usar a rede de forma mais efetiva, as etapas acima ajudarão a aumentar seu SSI.

Eu mesma, Fabiana, fiquei OFF em viagem e já vi meu SSI cair. Agora, é retomar com tudo! Inclusive, compartilho com vocês – como benchmarking – meu último SSI, onde preciso maior dedicação para cultivar mais relacionamentos mesmo estando com um percentual bem bacana para o setor que atuo, de Recrutamento e Seleção.

Dedicar um tempo Dedicar um tempo diariamente para se engajar na rede faz a diferença! Que tal começar a fazer isso hoje mesmo?

Fabiana Schneider

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, Mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

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