Série trabalho home office: dicas para fazer a gestão do seu tempo

Em tempos de Covid-19, o home office passou a fazer parte da vida de muitas pessoas. A quarentena forçou grande parte dos setores a adotar o isolamento social e mudou a nossa rotina de trabalho. Por mais estranho que seja para alguns, a adaptação ao novo formato está acontecendo dia após dia nas empresas e organizações.

Como em qualquer situação, o home office apresenta vantagens e pontos negativos, tem seus mitos e verdades. No texto a seguir, apresento algumas dicas fundamentais de gestão do tempo para aplicar no seu dia a dia trabalhando em casa. Confira!

Trabalhando mais horas no home office 

Continuo conversando online com diversos profissionais e empresários nestas últimas semanas e quando o assunto é produtividade, gestão do tempo e comunicação ouvi muitos depoimentos. Inclusive, muitos comentando que estão trabalhando “mais” que antes!

E, por isso, uma boa maneira de evitar excessos é colocando alarme no celular ou em algum outro dispositivo. Muitas ferramentas de reunião online permitem este limite de tempo inclusive. Assim você sabe qual é o início do expediente, o tempo para o almoço e pausas, e principalmente para dar um limite e encerrar os trabalhos. Faça isso para sua própria qualidade de vida, saúde física e mental, e mesmo que você não siga o horário comercial padrão, ok?

Pausas são necessárias

Dar um tempo nas atividades do trabalho ao longo do dia são essenciais. O ideal é ter 15 minutos de pausa a cada uma hora e meia.

Mas daí vem a pergunta: o que fazer nesse período? Alongue-se, medite, tome água ou um café, de um abraço apertado, brinque com seus filhos, ligue para aquele seu amigo ou amiga que tem saudades, faça uma atividade sem esforço mental, leia mais um capítulo daquele livro, ouça uma música, aprecie a vista da janela, etc. Sinta-se presente naquele momento e desconecte-se por alguns instantes!

Será que tudo é realmente urgente?

Muitas vezes nos sentimos perdidos em meio à tantas tarefas que precisam ser feitas – e nem sabemos por onde começar! Com isso, bate a sensação que somos improdutivos e indisciplinados, não é mesmo? Também tenho ouvido depoimentos falando exatamente sobre essas sensações.

Para solucionar essa questão, o conceito “Princípio Eisenhower” reproduzido assertivamente por Stephen Covey no livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” pode ajudar, e muito!, pois aborda como realizar uma boa organização de tarefas, classificando-as em quatro categorias. Olha só: importante + urgente, importante + não urgente, urgente + não importante, e por último não importante + não urgente. Todas elas você pode ver na imagem abaixo.

De uma forma simples, a atividade consiste em distribuir todas as nossas tarefas ao longo destes quatro quadrantes da matriz, de acordo com os critérios de urgência e importância. Uso esta metodologia todos os dias!

E fica o convite para você fazer esta experiência: logo ao iniciar seu dia, ou até mesmo ao encerrar o dia, escreva estes quatro quadrantes em sua agenda, ou em um caderno, ou ainda em um bloco de notas, de forma simples, e liste ali dentro do quadrante todas as atividades que for lembrando, porém classificando-as a partir dos critérios de cada um dos quadrantes. Depois você me conta como foi sua experiência, ok? Veja o mesmo exemplo em branco, para te inspirar:

Vale a reflexão: quantas atividades do dia-a-dia consomem nosso tempo e nossa energia mas que, sinceramente, estão no quadrante não importante e não urgente?

Essas são algumas dicas que considero importantes quando o assunto é home office. Manter a produtividade e o foco é fundamental para se adaptar a esse novo cenário!

Fabiana Schneider

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, Mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br

contato@trilhasdacarreira.com.br

Textos semanais no Pulse LinkedIn

Facebook

Linkedin

Twitter

Youtube

Instagram