Outplacement e o cuidado com as pessoas

Você já ouviu falar sobre o serviço de Outplacement mas não sabe ao certo o que significa? Este termo, que pode fazer parte do portfólio de serviços prestados por empresas e consultorias de RH, é uma alternativa pouco conhecida mas muito valorosa para amenizar a situação daqueles que foram desligados do emprego, e faz parte das boas práticas de demissão responsável em uma organização.

Mas o que é Outplacement? 

É o apoio e aconselhamento de carreira patrocinados pela própria empresa para a recolocação de profissionais que estão em processo de desligamento ou já foram desligados. Como curiosidade, a empresa pioneira em oferecer e difundir esta prática no Brasil há mais de 30 anos é a Lens & Minarelli.

Pode ser individual, geralmente oferecidos a profissionais seniors e executivos(as), ou em grupo e pode acontecer quando há reestruturações, fusões e aquisições, desligamentos em massa, fechamento de uma planta ou unidade de negócio e algum programa de demissão voluntária.

Imagine a situação: uma empresa está desligando um profissional que está trabalhando lá há anos. Como apoiar de alguma forma especial este profissional neste momento? Como fazer esta transição para ele/ela da melhor maneira possível e com menores impactos? Por onde ele/ela pode recomeçar? Como está o mercado? Há quanto tempo ele/ela não atualiza o CV e não tem usado mais o LinkedIn? Como fazer novos contatos? Precisará ter um vídeo currículo? Como se atualizar estudando novamente? Quer continuar atuando na mesma área ou quer fazer uma transição de Carreira, ou até mesmo empreender, tendo sua própria empresa?  

Este é o objetivo do Outplacement, auxiliar o(a) profissional a encontrar novas trilhas para sua carreira, preparando-o não apenas para encontrar novas oportunidades, mas ajudando-o a se reencontrar, desacelerar um pouco num período “detox”, para depois disso recomeçar enxergando novas ideias, pessoas e possibilidades, o que ajudará em sua recolocação profissional, independente da forma de contratação.

E assim a empresa demonstra na prática seus valores através deste cuidado, acolhimento e empatia extras neste momento tão importante de encerramento de um ciclo de trabalho.

O processo de desligamento

O processo de desligamento demanda um planejamento completo, profissional, organizado e bem conduzido, e envolve algumas etapas antes mesmo do Outplacement começar:

  • Demissão: é um recurso extremo – quando realmente necessário e onde não é possível reverter a situação – onde é importante apresentar as razões ao colaborador, de forma individual, cuidadosa e responsável, reconhecendo e agradecendo a colaboração por todos estes anos, além de ouvi-lo, mostrar quais são os benefícios que a empresa providenciou para atenuar os impactos e quais serão os procedimentos a partir deste momento. 

Por outro lado, se o colaborador for comunicado previamente sobre seu desligamento, o processo de Outplacement também poderá ser iniciado antes mesmo de sua data de saída.

  • Comunicação dos benefícios: durante o processo o ex-colaborador é informado sobre suas verbas rescisórias, previstas em lei, e o pacote de benefícios oferecido pela empresa em função do desligamento;
  • Processo de comunicação interna: demissões tendem a abalar a segurança do profissional, dos familiares e de qualquer equipe, ao mesmo tempo que reaviva o fato de que nenhum emprego é garantido e permanente. Assim, logo após a comunicação do desligamento para o ex-colaborador, é recomendado que o(a) gestor(a) esteja preparado (a) para comunicar também toda a equipe envolvida de forma simples e respeitosa;
  • Início do Outplacement: aqui o ex-colaborador já começa o trabalho com o (a) Consultor (a) para apresentação do programa e qual pacote será trabalhado, além de diálogos sobre o panorama do mercado de trabalho, reflexões sobre a Carreira até aqui, novos caminhos e ações que poderão ser planejados com base em seu histórico profissional, além de alternativas para a continuidade de sua Carreira.

Principais benefícios

Além de ser oferecido dentro do pacote de desligamento, uma consultoria especializada pode fazer esta experiência mais acolhedora, produtiva e positiva para o colaborador que está passando por este momento delicado em sua carreira, e é onde o processo do Outplacement torna a demissão mais humanizada.

Isso demonstra a responsabilidade social da empresa e mostra como a organização se importa em cuidar das pessoas que por ela já passaram, agradecer por todo o trabalho prestado até ali e ainda passa segurança para os colaboradores que compõem o atual quadro da empresa.

Além disso, o outplacement mostra ao colaborador que está sendo desligado que ele não está sozinho neste momento de tantas mudanças e incertezas. O processo de desligamento acontece gradativamente, já sabendo que terá os encontros de outplacement incluídos em suas novas rotinas semanais na busca por um novo trabalho.

A imagem institucional da empresa e da área de RH que contratam este serviço é muito positiva – não só internamente, diante dos seus funcionários – mas também em relação a parceiros, fornecedores, e clientes externos. Afinal, mostra na prática o papel social e os valores inseridos dentro da organização, preservando também a reputação da marca no mercado.

Outplacement individual com a Trilhas da Carreira

A Trilhas da Carreira oferece o serviço de Outplacement individual para empresas preocupadas com a valorização e acolhimento do capital humano e que querem oferecer um benefício extra ao colaborador que está sendo demitido – geralmente para cargos de especialistas, média ou alta gestão.

Com um olhar positivo e realista de “parar e pensar na Carreira como um todo”, todos os atendimentos são personalizados, de forma estruturada, em pacotes diferenciados, como na Mentoria de Carreira, com a proposta de assessorar, orientar, aconselhar e apoiar profissionais neste momento delicado e vulnerável de Carreira, aumentando assim a confiança e autoestima no desenvolvimento profissional e pessoal, na busca planejada de novos desafios profissionais e diminuindo os impactos gerados.

Importante lembrar que esse é um serviço de consultoria contratado exclusivamente pela empresa e disponibilizado para o colaborador, porém que também poderá ser solicitado e/ou negociado por iniciativa do próprio profissional que já conhece os benefícios deste serviço, como um a mais dentro do seu pacote de desligamento.

E caso sua empresa precise de apoio e orientações prévios, também no planejamento, preparação e direcionamentos na condução do desligamento, conte comigo que posso ajudar!

O Outplacement individual é uma das especialidades da Trilhas da Carreira. Entre em contato e peça uma proposta para sua empresa. Veja este vídeo que publiquei no IGVT da Trilhas da Carreira explicando um pouco mais sobre essa prática.

Fabiana Schneider

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, Mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br

contato@trilhasdacarreira.com.br

Textos semanais no Pulse LinkedIn

Facebook

Linkedin

Twitter

Youtube

Instagram