Nova visita ao LinkedIn Brasil em São Paulo: minha experiência de 2024.

Quem já me acompanha por aqui, vai lembrar que em setembro de 2023 fui uma das selecionadas e participei do Programa Editoriais do LinkedIN. Quer saber mais? Leia aqui.

De lá pra cá, a maioria dos(as) participantes continuou conversando ativamente pelo grupo criado no whatsapp, compartilhando diariamente dicas avançadas e de qualidade sobre a rede, conteúdo, Carreira, Marketing, IA, tendências de mercado e muito mais, além de dividir sucessos e dores de nossos negócios, e também tivemos participantes que se tornaram TOP Voices!

Eis que surgiu uma oportunidade única de nos encontrarmos pessoalmente e visitarmos juntos a sede do LinkedIn Brasil, que fica em São Paulo, e que aconteceu em 02/04/2024.

Após o welcome coffee, tivemos o Joao Baptista Rocca Neto palestrando sobre Liderança de opinião (“Thought Leadership”), abrindo espaço para conversarmos ainda mais sobre dicas e dúvidas neste assunto, além de estratégias de criação de conteúdo e recursos avançados de análise.

Separo aqui, alguns dados e informações marcantes que ele trouxe sobre a rede:

  • LinkedIn é o 5º maior negócio da Microsoft e com uma receita de US$ 15 bilhões de dólares.
  • +9000 conexões por minuto.
  • 6 candidatos(as) contratados por minuto.
  • São vistas +1,5 milhões de atualizações no feed.
  • De 1 bilhão de usuários na rede, há 156 mil NewsLetters ativas (Jan/2024) e com 550 milhões de usuários inscritos (Jan/2024).
  • Crescimento constante nas contribuições semanais de membros em artigos colaborativos, também alimentando a IA da rede.
  • Conteúdo editorial do LinkedIn é acessado diariamente por +600 milhões de pessoas, em 134 países e em 14 idiomas! (Jan/2024)
  • De acordo com BUFFER, os melhores horários de postagem (globais) no LinkedIn são nas segundas, terças e quartas das 2PM às 4PM, e nas quintas e sextas das 11AM às 1PM.

Especialmente dentro do tema Liderança de opinião, ele fez uma provocação e trouxe um novo olhar: “se a liderança de opinião é mensurável, você sabia que o SSI (Social Selling Index) do LinkedIn pode trazer este indicador?”

Experimente medir o seu e acompanhe cada um dos fatores que o compõe: estabelecer sua marca profissional, localizar as pessoas certas, interagir oferecendo insights e criar relacionamentos. Como? Já logado(a) em seu perfil, acesse este link: http://linkedin.com/sales/ssi

#EXTRA: olha só o print do meu SSI em 04/04/2024.

João trouxe também uma visão sobre engajamento muito interessante, que eu ainda não conhecia 💡, apresentando uma pirâmide com três tipos de perfis de liderança de opinião, e que resumi da seguinte forma:

1. Seguidor: usa a rede eventualmente, quando necessário, posta pouco e se conecta apenas com pessoas que conhece.

2. Influenciador: conhece bem a rede, cria conteúdo, tem um bom número de seguidores, engaja e sempre está viabilizando oportunidades.

3. Líder de opinião: reconhecido(a) como autoridade em um determinado assunto, encontrou seu nicho e oferece conteúdo de valor, além de monetizar sua presença na rede.

Agora, falando sobre o tema estratégias de criação de conteúdo, além de trazer insights sobre onde buscar inspirações e melhores formatos de postagens, João apresentou três diferentes possibilidades de temas:

1. Conquistas profissionais e opiniões: sejam através de comentários, notícias e tendências do setor que você domina ou com sua perspectiva própria de um tema profissional de seu interesse.

2. Produtos, serviços e ofertas: onde empresas e empreendedores contam sobre quais são os valores agregados e compartilham conteúdo da própria página empresarial.

3. Cultura corporativa: divulgação de iniciativas institucionais, projetos sociais e de sustentabilidade, eventos e encontros, entrevistas com lideranças, valorizando ainda mais a marca empregadora.

Já sobre o tema recursos avançados de análise, ele trouxe exemplos e diversos números de visualizações do perfil, impressões das publicações, ocorrências em resultados de pesquisa, impressões e engajamento em desempenho do conteúdo, novos seguidores, e principais dados demográficos.

Seleciono aqui uma frase (“take away”) apresentada e que resume muito bem o tópico liderança de opinião no LinkedIn:

“Autoridade em um determinado tópico é a chave para se transformar em um líder de opinião”.

Joao Baptista Rocca Neto , meu muito obrigada +1x por compartilhar tanto, material excelente, e aprendi muito mais! 🚀

Logo em seguida, Sandro Carsava trouxe excelentes insights sobre IAG (Inteligência Artificial Generativa) nas vendas B2B em 2024, através da ferramenta de vendas LinkedIN Sales Navigator. Oton Lima também estava lá tirando dúvidas sobre o Sales Navigator.

De todas as informações que Sandro nos apresentou com toda sua forte experiência na ferramenta e em vendas B2B, selecionei estas abaixo para compartilhar:

  • Impacto da IAG nas tarefas dos vendedores, divididas em 3 grandes momentos: as tarefas que serão substituídas e poderão agilizar processos, as que tornarão o desempenho mais eficiente, e as que continuarão exigindo competências humanas! 🎯
  • Nos dias de hoje, melhores vendedores(as) primeiro desenvolvem relacionamentos, depois fazem reunião inicial de vendas e por último fecham negócios maiores e com mais rapidez!
  • E uma visão atual sobre vendas: mais conversas de qualidade e com as pessoas certas!

#EXTRA: quer conhecer mais sobre IA através do LinkedIn Learning? Acesse o link do curso: https://www.linkedin.com/learning/what-is-generative-ai

Chegando ao fim desta visita incrível, João nos guiou em um tour animado pelos 2 andares do escritório, reformados durante a pandemia, e fizemos muitas fotos por lá também!

Esta foi minha 3ª visita presencial ao escritório do LinkedIn Brasil, em São Paulo, estou muito feliz e realizada de ter estado lá novamente, ter conhecido pessoalmente e estar ao lado destas pessoas e profissionais incríveis, fazendo networking de qualidade e de valor, que fazem parte da turma de setembro/2024 do Programa Editoriais LinkedIn! #insightseeds

Foi como sempre falo e faço na prática: “pessoas se conectam com pessoas!”. E como disse a querida e competente TOP Voice Carreira Karína Dël Carlo , agora com a IA somando em nossas vidas e trabalhos, “as indicações são a chave do futuro”.

Sai com muito mais conhecimento e conteúdo “direto da fonte”, e pronta para compartilhar ainda mais sobre essa rede social que é a maior comunidade profissional do mundo, além de validar e fortalecer o que já faz parte há anos das palestras, workshops, aulas e mentorias sobre LinkedIn da Trilhas da Carreira.

E faço questão de deixar aqui registrado também o meu muito obrigada ao Calebe Luo, ACC ICF , por toda articulação e liderança nesse encontro épico!

Valeu, Linkedin Brasil! Valeu, Insight Seeds!

#TrilhasNoLinkedIn #LinkedInBrasil #TrilhasDaCarreira #insightseeds #carreira #desenvolvimento #trabalho #FuturoDoTrabalho

Visita 2019: http://trilhasdacarreira.com.br/trilhas/2019/11/28/1-incrivel-visita-ao-escritorio-do-linkedin-brasil-em-sao-paulo/

Visita 2018: http://trilhasdacarreira.com.br/trilhas/2018/09/17/visita-ao-linkedin-brasil-em-sp/

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Fabiana Schneider

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, Mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br

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