Saiba mais sobre o que é Executive Search

No post desta semana eu escrevo para falar um pouco sobre o que é Executive Search e como um Headhunter atua neste processo. Vamos falar disso e tirar algumas dúvidas?

O que é Executive Search

Executive Search, em uma tradução literal, é a busca por executivos, ou seja, é quando uma empresa contrata, internamente ou consultoria especializada, o processo de recrutamento e seleção para cargos executivos de média e alta gestão mas também especialistas mais seniors de maneira focada, pontual e para posições em menor quantidade. É uma forma bem detalhada de recrutamento em razão das maiores responsabilidades e remuneração de cargos mais estratégicos e/ou de gestão. O processo seletivo para estes cargos não se limita somente ao recrutamento pois o Headhunter tem a missão de entender, investigar e conhecer de modo aprofundado e antecipado, muitas vezes, qual é a cultura e o “jeitão” da empresa, quais os novos projetos a empresa está planejando para precisar buscar por novos integrantes no seu time ou até mesmo quando há a necessidade de substituição de algum colaborador da companhia.

E o Headhunter, qual seu papel neste processo?

 O Headhunter é o recrutador especializado que será o ponto focal dentro do processo de Executive Search, ou seja, aquele que juntamente com sua equipe de search entra em contato com os contratantes do processo para entender o cenário atual e futuro da companhia, o motivo da abertura da vaga, perfil da equipe e do gestor da posição aberta, fazer as entregas dos relatórios de busca, dentre outras responsabilidades, além de estar intermediando o contato com profissionais mapeados e finalistas. Sua meta é encontrar o candidato mais aderente a posição, que melhor se encaixe com os diversos critérios, entregas anteriores e valores pessoais que a empresa está buscando, tudo isso ainda no menor tempo.
Um dos grandes motivos pelo qual o Headhunter precisa sempre estar em contato com muitas empresas e muitos profissionais ao mesmo tempo, de diversas áreas e segmentos, que estejam trabalhando ou não, para que, quando abrir um projeto de Executive Search, ele já tenha uma lista de profissionais previamente selecionada para acelerar o processo seletivo.
É muito importante falarmos também sobre outro ponto: o Headhunter sempre é contratado por empresas para fazer o processo seletivo, e não por profissionais que querem ser apresentados por ele às empresas. Empresas de recrutamento que buscam vagas para candidatos trabalham com job hunting, que trata da busca por vagas no mercado, não um Headhunter na essência. Por outro lado, empresas que apoiam a Carreira do profissional de uma forma geral ou pontual, profissionais estando trabalhando ou não, sem promessa alguma de recolocação, são os Consultores de Carreira e Coachs de Carreira. Infelizmente são cíclicos os golpes de “você me paga X que eu te coloco dentro da empresa Y”. Fique atento!

Missão do Executive Search

As grandes responsabilidades do Headhunter fazendo um processo de Executive Search consistem na identificação do target e dos perfils das funções em que ele vai recrutar, na análise dos perfis dos candidatos, performance nas entrevistas e selecionar os melhores profissionais do mercado, além de apresentar e recomendar os perfis dos selecionados para a empresa.
A empresa paulista focada em Executive Search, Dasein, explica que o processo de seleção executado consiste em duas fases:

search

Primeira Fase

  • Caracterizar o perfil do cargo a ser explorado e da cultura da corporação que deseja fazer a contratação;
  • Definir as estratégias e definições do trabalho de busca;
  • Elaborar uma lista completa com as empresas-alvo;
  • Mapear o mercado sem deixar de considerar os cargos correlatos;
  • Identificar os profissionais potenciais;
  • Entregar um relatório completo do mapeamento de mercado.

Segunda Fase

  • Continuar contactando os profissionais que foram identificados na primeira fase;
  • Agendar e realizar entrevistas e avaliações;
  • Definir os finalistas e elaborar relatórios individuais para organizar apresentação para o cliente;
  • Agendar entrevistas entre os candidatos selecionados e os clientes;
  • Negociação e contratação de um dos profissionais finalistas para dar como concluído  do processo.

Alfredo José Assumpção, CEO & Partner da FESA Global Recruiters, explica que a profissão é regulamentada pela Association of Executive Search Consultants, associação que garante os direitos dos candidatos, clientes e profissionais.

Assumpção conta em seu artigo que a profissão de Executive Search já é antiga, surgindo logo após a Segunda Guerra Mundial e que, desde então, tem como meta atuar com maturidade e confiança.

Trilhas da Carreira

Ficou interessado no serviço de Executive Search para a busca de um profissional para sua empresa? Então não deixe de entrar em contato conosco, tirar suas dúvidas e pedir uma proposta. A Trilhas da Carreira está aqui para te ajudar da melhor forma possível. Além de ficar por dentro do conteúdo daqui do blog, você pode acessar o nosso site para conhecer mais sobre os serviços da Trilhas da Carreira e descobrir qual é a melhor solução para o seu futuro.  Acesse aqui.

Obrigada e Sucesso em sua Carreira!

Fabiana M. Schneider
Consultora de Carreira e Headhunter, possui mais de 18 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos tem se dedicado à área de gestão de Carreira e desenvolvimento humano, além de especialista em LinkedIn e professora de R&S em pós-graduação. Sócia-Diretora da empresa Trilhas da Carreira | Consultoria de Carreira, é graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, é casada com Claudio Cercachim, mãe da Nathalia, maratonista, curiosa por pessoas e pela tecnologia.

www.rocketpixels.com.br

contato@rocketpixels.com.br

Pulse LinkedIn

LinkedIn

Facebook

Twitter

Instagram

Tags: , , , , , ,

Fabiana Schneider

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, Mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br

contato@trilhasdacarreira.com.br

Textos semanais no Pulse LinkedIn

Facebook

Linkedin

Twitter

Youtube

Instagram