Por que o número de mulheres empreendedoras aumenta a cada ano?
Fechando a série de posts especiais para o mês da mulher, hoje vou falar um pouco sobre a mulher empreendedora. Com o passar das últimas décadas podemos acompanhar que as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e não somente para cargos formais – como CLT ou empregos públicos – mas também como empresárias.
Pesquisas revelam que uma grande maioria das empreendedoras são donas de pequenos
negócios, muitas delas trabalhando como MEI (Micro Empreendedora Individual). De acordo com o
Portal da Indústria, no Brasil mais de 7,3 milhões de mulheres são empreendedoras, representando 31,1% de um total de 23,5 milhões de empreendedoras empregantes no País.
Quero empreender, como faço?
Se você tem vontade de empreender, é necessário que coloque na balança alguns fatores antes de começar um negócio pois – acredite – não é para todos. O ato de empreender exige um perfil comportamental que seja bastante determinado, visionário, perseverante, resiliente e goste de assumir riscos. Falando também do perfil técnico, há necessidade de ou entender do assunto que vai trabalhar e/ou que tenha noções básicas de como fazer gestão de um negócio. Além do fator financeiro, claro, mas que dependendo do modelo de negócio, do produto/serviço ou do momento da empresa ter ou não ter dinheiro pode não chegar a ser fator limitador no início, como por exemplo, serviços.
Gosto de ressaltar que arriscar é essencial, pois muitas vezes durante o planejamento
do negócio tudo é possível mas na prática do dia a dia são grandes as possibilidades dele não ser executado por critérios muitas vezes inesperados, quando entra a necessidade de tomar decisões rápidas, porém minimizando estes riscos. “Planejamento foi feito para ser quebrado”, já dizia meu professor de planejamento estratégico Luiz Hamilton Berton. E atenção: você sabia que mulheres empreendedoras que arriscam menos tendem a ter um negócio que também dure menos?
Desafios
De acordo com o
portal Sebrae, as mulheres passam por dificuldades para receber investimentos, credibilidade em instituições financeiras, entre outros obstáculos. A fonte afirma que por mais que os líderes de negócios concordem com a diversidade de gênero, o crescimento feminino em cargos altos, até mesmo em micro e pequenas empresas não apresentam grande aumento. O desencorajamento é grande: “43% das mulheres veem o medo do fracasso como o principal empecilho para não abrir a própria empresa”, relata a pesquisa.
Inspiração
Se você está pensando em dar um pontapé inicial nos seus planos de empreendedorismo, vou deixar aqui algumas dicas para se conectar com redes de mulheres com atuação forte em Curitiba e região que apoiam o empreendedorismo feminino:
Tive a oportunidade de entrevistar a Lênia Luz, empreendedora e fundadora do Empreendedorismo Rosa, e perguntei sobre duas grandes empresas que começaram dentro de uma base matriarcal e não patriarcal: o Magazine Luiza e a Dudalina.
Questionei Lênia sobre de qual forma a base matriarcal pode ter influenciado o crescimento dos negócios: “considerando as duas marcas em questão, temos dois exemplos de mulheres com determinação, foco, estratégias, planejamento e inovação. Afinal para a época em que criaram estas marcas, em especial a Adelina Hess, elas foram bastante inovadoras e desafiaram uma sociedade feita de negócios apenas liderados por homens”. Ela ainda completou que acredita que gênero não determina o sucesso, mas que trabalho sim, como nestes exemplos de mulheres que com visão deixam um belo legado para as suas famílias e para a sociedade como um todo.
Trilhas da Carreira
Não deixe de entrar em contato conosco, tirar suas dúvidas e pedir uma proposta. A Trilhas da Carreira está aqui para ajudar você que quer montar um plano B de Carreira e colocar no papel suas ideias empreendedoras dentro de um dos pacotes da Consultoria de Carreira. Além de ficar por dentro do conteúdo daqui do blog, você pode acessar o nosso site para conhecer mais sobre os serviços da Trilhas da Carreira e descobrir qual é a melhor solução para o seu futuro. Confira
aqui.
Obrigada e Sucesso em sua carreira!
Fabiana M. Schneider
Consultora de Carreira e Headhunter, possui mais de 18 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos tem se dedicado à área de gestão de Carreira e desenvolvimento humano, além de especialista em LinkedIn e professora em pós-graduação. Diretora Geral da empresa Trilhas da Carreira | Consultoria de Carreira, é graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, é casada com Claudio Cercachim, mãe da Nathalia, maratonista, curiosa por pessoas e pela tecnologia.
www.rocketpixels.com.br
contato@rocketpixels.com.br
Textos semanais no Pulse LinkedIn
LinkedIn
Facebook
Twitter
Tags: empreendedorismo feminino, mulher empreendedora, mulher empreendedorismo
Fabiana Schneider
Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, Mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.
www.trilhasdacarreira.com.br
contato@trilhasdacarreira.com.br
Textos semanais no Pulse LinkedIn
Facebook
Linkedin
Youtube
Instagram