Saúde no trabalho: é possível administrar o bem estar e a vida profissional?
A saúde, não só física quanto mental, é extremamente importante para o seu bem estar e consequentemente para sua carreira. Pensando nisso, neste post escolhi falar um pouco mais sobre o assunto.
Com a rotina do dia a dia, muitos acabam deixando a preocupação com a saúde de lado. Mas não estou falando apenas de consultas regulares ao médico e nem só da alimentação. O exercício físico é crucial para diversos benefícios, incluindo disposição, fôlego, desestressar, além do emagrecimento.
Além destes aspectos físicos, o exercício também auxilia na sua motivação, determinação e, principalmente, foco. Mas como começar?
Dedicação aos exercícios = mais aprendizado na vida profissional
Conversei com o meu ex-treinador, o Fabio Moralles Alonso (mais conhecido como Tchê), e que é Diretor Geral e Técnico da Trainer Assessoria Esportiva, a maior assessoria esportiva do Sul do Brasil. Lá, tive a oportunidade de treinar por anos, completando duas maratonas e centenas de corridas de rua e revezamentos, nacionais e internacionais.
Perguntei ao Tchê quais são os principais benefícios que o esporte pode trazer aos profissionais, e ele respondeu que quando praticado regularmente e com um mínimo de dedicação, os benefícios podem ser o da melhoria na organização do tempo, a facilidade em lidar com situações novas a todo momento e a capacidade de tomar as decisões certas de maneira rápida, tudo isso somando as experiências vividas e acumuladas para os próximos desafios.
“As experiências dependem, claro, da modalidade escolhida. Podemos estar falando de tiro ou de futebol, cada uma tem suas características, mas se formos ter como base a corrida, o profissional tem a questão da disciplina, de manter a rotina e a capacidade de traçar metas de curto prazo como em uma corrida de rua de 5k ou 10k, e de longo prazo como em uma maratona (42k) ou ultra-maratona (+50k), ou pelo menos estas características estarão bem mais desenvolvidas se comparadas aos que não praticam nenhum esporte, mesmo como hobby”.
O benefício da corrida para a rotina de uma empresa
Também questionei o Tchê sobre o que os treinamentos para as corridas têm em comum com o dia a dia dos profissionais da empresa:
“Na corrida ou no trabalho, o sucesso ou a meta atingida não são garantidos pois inúmeros fatores externos podem sabotar e prejudicar o resultado. Mas aí que está a diferença dos que correm e dos que não correm, pois saber lidar com a decepção ou com resultados abaixo do esperado são uma rotina para quem busca o seu melhor e entendem que melhorar é parte do processo, mas aceitar e ficar acomodado não o fará evoluir”.
Ou seja, cada profissional terá uma forma de trabalhar diferente com a gestão do tempo e no desenvolvimento das metas aliados à sua disciplina, pois somente eles poderão definir se há a possibilidade de atingir essa meta no tempo entre a decisão e o objetivo.
Aliando a atividade física com uma boa e balanceada alimentação, você vai se sentir mais motivado e confiante a cumprir os desafios do dia a dia, ganhando também mais disposição para exercer a sua criatividade e contagiar todos à sua volta.
Para te inspirar, veja minha coleção de medalhas de corridas, nesta foto com a 100ª medalha, e exatamente na Meia Maratona Internacional de Buenos Aires (2010)! Que tal começar? Saúde!