Estou prestes a me aposentar: o que fazer?

Olá! Hoje eu vou falar sobre um dilema que você pode estar passando ou ainda vai passar um dia: o momento da aposentadoria está chegando. E próximo ao Dia dos Avós em 26 de Julho, também pode ser um bom momento de refletir sobre este tema.

Pode ser que você diga hoje que não quer se aposentar, que queira continuar trabalhando enquanto puder, mas é importante discutir sobre este assunto para conscientizar-se de quais decisões formais ou informais você precisará tomar, quais dependerão diretamente de você e de suas ações anteriores e atuais, ou quais dependerão de outros contextos, quais burocracias terá que cumprir e quais valores financeiros terá direito e por qual prazo.

Além disso comece a criar cenários mentais de como serão os primeiros meses após a aposentadoria, quais serão suas metas pessoais e profissionais após esta decisão, quanto tempo irá descansar e viajar para depois voltar a trabalhar, quais serão suas novas necessidades, interesses e renda, até mesmo sua disposição a título de saúde também para quando este momento chegar. Se você acha que chegou a hora, esse texto é para você.

Não vou entrar no mérito de critérios de aposentadoria privada ou pública, mas aqui vai uma dica prática para os que ainda estão um pouco mais distante deste momento: independente de estar trabalhando ou não, independente do vínculo empregatício ou salário que vc tenha hoje, lembre-se que você é o único grande interessado em planejar o quanto antes como será sua renda na aposentadoria, se vai pagar INSS (público), se vai fazer uma previdência privada, se vai investir em imóveis, dentre outras possibilidades. Veja alguns números da aposentadoria pública no Paraná, por exemplo, que não foge muito da média nacional.

Pode ser que para muitos a palavra “aposentado” traz com ela outros entendimentos e sentimentos como “cansaço”, “velhice” ou até mesmo “inutilidade”. Mas calma! A idade é apenas um número e você é o que você pensa, já dizia o velho ditado! Talvez o que você precisa é apenas descansar um pouco, traçar algumas metas principais e se precisar busque uma consultoria.

Estava lendo um artigo no portal Catho e gostei muito das palavras de Gerson Bukvic, que trabalha com consultoria em gestão da aposentadoria:

“Planejar a aposentadoria é estratégico. Sair do plano de carreira para ser projeto de vida. Mesmo assim, raras são as pessoas que conseguem definir um plano de pós-aposentadoria porque dificilmente tem coragem de reconhecer que a terceira fase da vida vai chegar.”

De fato, o primeiro passo é aceitar. A idade e o momento de parar de trabalhar chega para todos. Então, para ficarmos tranquilos no futuro, precisamos nos planejar. O artigo também mostra dicas do educador financeiro e presidente da DSOP Educação Financeira Reinaldo Domingo, resumi brevemente as melhores partes:

O primeiro passo para se planejar é fazer um levantamento financeiro. Faça uma planilha para controlar todas as movimentações da sua conta bancária.  Depois, pense no que você gostaria de fazer e que sonho tem para realizar. Agora, una as suas informações financeiras reais com esses desejos e se planeje!

Gosto muito de trabalhar e não queria parar, o que fazer?

Gostaria também de compartilhar um texto incrível de minha amiga Marília Schleder Fuhrmann, leia ele aqui. Marília tem 73 anos e, mesmo depois de aposentada, nunca deixou de trabalhar. Hoje, ela faz consultoria de carreiras e está muito feliz no que faz, pois tem disposição, força de vontade e pensa no futuro. Ela sabe que é minha inspiração também para quando eu chegar nesta idade! 😊

Ela acredita que a idade não é empecilho para ter sonhos e planejar o futuro. Apesar da sua idade, não adianta se antecipar e achar que “não vai dar tempo”, não temos como prever o futuro, não é mesmo?

“Eu poderia estar assustada, escondida em casa, me achando velha e ficando doente. Mas não. Trabalho, presto serviços para Organizações e para Pessoas Físicas, colocando à disposição delas a minha competência profissional e a minha experiência”, afirma Marília.

Se você precisa de alguma orientação na sua carreira ou está em dúvida se chegou a hora de se aposentar ou não, fale comigo! Vamos bater um papo para eu te ajudar a guiar a sua carreira e colocar os seus sonhos em ordem antes da aposentadoria.

Tem alguma história para compartilhar parecida com a da Marília? Vou adorar ler nos comentários!

l:

Fabiana Schneider

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, Mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br

contato@trilhasdacarreira.com.br

Textos semanais no Pulse LinkedIn

Facebook

Linkedin

Twitter

Youtube

Instagram