Dicas para as mulheres que querem fazer networking
Como anda a sua rede de contatos profissionais? Uma pesquisa elaborada pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) descobriu que a mulher brasileira é a que menos faz networking no mundo! Os motivos para isso são vários: ainda somos minoria nos ambientes corporativos, temos que lidar com a maternidade, ainda não temos tantos modelos femininos profissionais, etc.
Independente das motivações, uma coisa é fato: precisamos mudar essa realidade! Fazer contatos é fundamental para quem deseja ter uma carreira de sucesso, seja empreendendo ou no mundo corporativo.
Você tem interesse em ampliar a sua rede de contatos, mas não sabe muito bem como fazer? Então confira a seguir algumas dicas para fazer networking em eventos e pelas redes sociais.
Dicas para fazer networking em eventos
Nada substitui o contato pessoal. Por isso, eventos profissionais são os melhores lugares para que você faça contatos com quem pode te ajudar na sua carreira. Para facilitar essa troca, siga as dicas a seguir.
Cartão, em todas as bolsas!
O bom e velho cartão de visitas é o seu maior aliado para fazer networking. Você nunca sabe quando vai se encontrar com alguma pessoa interessante, que pode ser parceira num projeto ou até cliente. Por isso, sempre esteja munida com os seus cartões, independente do lugar que vá. É importante que esses materiais contenham informações completas, como seu nome, contato e área de atuação. Para profissionais autônomos, de certa forma, pode ser considerado um rápido e sucinto folder de seus trabalhos, já pensou nisso? Não adianta nada fazer um cartão lindo, mas que não deixa claro o que você faz!
Quando falamos dos eventos de networking, especificamente, a importância de ter esse material é ainda maior. É ele que garante que a pessoa tenha os seus contatos para falar com você futuramente.
Depois desses encontros, além de convidar a pessoa para se conectar pelo LinkedIn, procure encaminhar um e-mail ou até mesmo whatsapp para os participantes que achou interessante ou prometeu mandar alguma informação que conversaram sobre, seja para contato profissional ou então uma amizade. Não adianta nada trocar cartões e nunca mais falar com a pessoa, né?!
Saia da sua zona de conforto
Eu sei que conversar com desconhecidos pode ser difícil, mas para fazer networking você precisa sair da sua zona de conforto. O importante aqui não é falar quantitativamente, mas sim com qualidade. Para isso, lembre que as pessoas que estão nos eventos também têm interesse em fazer contatos e podem estar tímidas para dar o primeiro passo. Se você fizer esse primeiro movimento, com certeza vai criar um ambiente para uma conversa legal e interessante.
Venda-se…
Quando estiver em eventos, não tenha medo de compartilhar os seus maiores talentos e qualidade, sabendo resumir bem no que você é bom. Para isso, tenha um pitch e treine falar sobre seus melhores projetos, para mostrar segurança e domínio no que fala e também poder virar referência.
…mas também saiba ouvir!
Se vender é importante, mas é fundamental que você dê espaço para a outra pessoa falar. Mostre real interesse quando ela estiver contando suas experiências, faça perguntas e elogios sinceros. Tenha certeza de que esse contato vai lembrar de você, que deu abertura para ela contar o que está fazendo. E, melhor ainda: dessa maneira é possível descobrir claramente se essa é uma pessoa interessante para continuar conversando no futuro! E aceite também se,k por outro lado, não tiver resposta.
Faça follow up
De nada adianta você conhecer uma série de pessoas interessantes em eventos se não cultivar essas relações. Portanto, lembre-se de entrar em contato com a pessoa novamente em 30 e 60 dias. Pode ser por e-mail, telefone ou até uma mensagem pelo LinkedIn. Dessa maneira, a chance de lembrarem de você é muito maior quando precisarem de uma profissional com o seu perfil.
Dicas para fazer networking online
O LinkedIn é a melhor rede social para quem deseja fazer networking. No total, conta com 400 milhões de usuários no mundo e está em mais de 200 países. Moral: é o lugar para se conectar com profissionais interessantes, independente de onde você esteja.
Para fazer contatos nessa rede é interessante que você:
Tenha um perfil bem feito
De nada adianta estar na rede se você não cuida do seu perfil. Coloque uma foto profissional, faça uma descrição completa da sua experiência, adicione contatos interessantes, etc. Além disso, mantenha a sua página ativa, publicando artigos no Pulse ou então compartilhando materiais que estejam alinhados com a sua profissão e os seus valores.
Mande uma mensagem na hora de adicionar
Se você tem interesse em se conectar com uma determinada pessoa, sem conhecê-la pessoalmente, a dica é mandar uma breve mensagem juntamente com o convite. Fale rapidamente quem é e qual é o seu interesse nesse contato. Afinal, uma das grandes vantagens de seu fazer networking na rede social é a escala de pessoas que você consegue alcançar ao mesmo tempo e independente da abrangência geográfica.
Preparado(a) para colocar esta dicas em prática?
Obrigada e sucesso em sua carreira!