Como criar um bom perfil no LinkedIn – Parte II
Há alguns dias, compartilhei por aqui dicas para quem quer empoderar ainda mais seu perfil no LinkedIn. Agora que você está com seu perfil atualizado, vou trazer mais cinco insights para que você interaja de maneira inteligente nessa rede social e se destaque em meios aos diversos perfis, ou seja mais de 35 milhões de brasileiros e mais de meio bilhão de profissionais no Mundo todo.
1- Personalize a sua URL
Qual é a primeira coisa que você faz quando deseja saber mais sobre um assunto ou pessoa? Certamente procurar no Google, correto? O bom é que você pode fazer com que o seu perfil no LinkedIn apareça na primeira página desse mecanismo de busca, quando digitarem o seu nome! Para ajudar que isso aconteça, é só personalizar a sua URL, clicando no link de sua foto pequena, depois configurações e privacidade, e na coluna privacidade “edite sua URL”.
2- Altere a sua visualização para pública/ anônima.
Quando você entra no perfil das pessoas, pode escolher se elas vão saber quem fez esse acesso ou não. Para isso, é só alterar o seu perfil entre público ou anônimo. Recomendo fortemente para quem está buscando recolocação ou muito interessado em uma vaga específica no LinkedIn e souber quem é o recrutador, entre no perfil dele de maneira pública. Isso aumenta a chance de ele visualizar a sua página e demonstra proatividade.
3- Interaja com as suas conexões.
De nada adianta adicionar uma série de pessoas interessantes ou até mesmo desconhecidas se você não interage com elas. Mande parabéns quando esses contatos mudarem de emprego ou completarem aniversário de casa. Comente em seus artigos, tome atitudes para se destacar em meio às diversas conexões dessas pessoas.
E uma das grandes perguntas que os profissionais sempre trazem é: qual critério devo usar para adicionar ou não uma nova conexão no LinkedIn? Somente se conhecer pessoalmente ou não? Costumo dizer que se você conheceu pessoalmente e teve um “laço forte” profissional como por exemplo trabalhou presencialmente ou à distância, estudou juntos, é/era fornecedor, cliente ou parceiro, adicione praticamente todos que você conheceu e admirou o trabalho. Caso tenha tido pouco relacionamento profissional e mesmo assim admira o lado profissional desta pessoa, que chamo de “laço médio”, conecte-se também e aproveite para retomar o contato, contar proativamente o que tem feito hoje, com que está trabalhando hoje e vice-versa. Agora se é um “laço fraco”, ou seja, você não conheceu pessoalmente e nem trabalhou ou estudou junto, sugiro dar uma olhada em todo o perfil da pessoa para tentar encontrar algum link entre vocês, alguma futura possibilidade de projeto profissional. E se ainda assim não visualizar nenhuma possibilidade de conexão, tudo bem, não é possível ver se você ignorou ou não o convite.
4- Utilize palavras-chave no seu perfil
Pense em todos os termos relacionados a sua atividade. Em vez de colocar que você trabalha com produção de conteúdo, pode dizer que atua como redator, com content marketing, com produção de textos, com criação de conteúdos, etc. É importante não se limitar apenas a um título, cargo, área ou segmento apenas quando se referir a sua profissão na rede social, amplie a busca. Isso porque os recrutadores utilizam o recurso de palavras-chave para encontrar profissionais para uma determinada vaga.
Portanto, utilize diversas palavras-chave em meio a todo seu perfil, principalmente as que mais domina, podem te diferenciar no mercado e te dão mais empregabilidade que outros profissionais e insira na parte de “competências e recomendações”. Isso também ajuda suas conexões a te recomendarem de forma fácil e rápida através destas palavras-chave, por aquilo que vc mais faz bem, já pensou nisso? E ainda vai fazer com que o seu LinkedIn se destaque em meio a outros, que não tiveram esse cuidado em procurar os termos certos.
5- Escreva artigos
Uma outra maneira de destacar o seu LinkedIn é escrevendo artigos sobre temas profissionais como carreira, negócios, superação e aprendizados, e compartilhando no seu perfil, gratuitamente. Isso demonstra que você domina um assunto, tem prazer em falar a ponto de até escrever sobre ele e tornar-se um formador de opinião (ou influencer)! Procure criar uma frequência de publicações, compartilhando materiais uma vez por mês, por exemplo, e não apenas artigos isolados. É mais fácil do que você imagina e pode colaborar assim com o desenvolvimento profissional de um grande número de outros profissionais da rede!
Gostou das dicas? Então coloque-as em prática ainda hoje e veja o seu perfil se destacando em meio à multidão!