Série LinkedIn: conta básica vs conta Premium
Ao fazer login na sua conta básica (gratuita) do Linkedin, você automaticamente é impactado por uma oferta de upgrade para uma conta Premium.
Mas, será mesmo que você realmente precisa investir no LinkedIn para ter recursos adicionais? Eles serão úteis a você?
Eu recebo muitas perguntas dos meus assessorados com essa dúvida, por isso, vamos falar sobre essas diferenças no texto da série LinkedIn de hoje.
Muitas pessoas não precisam ter uma conta Premium, mas caso você esteja cogitando alterar o modelo da sua conta, é importante atentar-se para não cometer um erro ao escolher o nível de conta de que precisa.
Quando mudar o seu plano
É recomendado que você use a versão gratuita e todos os recursos disponíveis sempre que puder. Nela, você pode encontrar e se conectar com seus clientes ideais, buscar vagas, postar atualizações de status regulares (e com conteúdos relevantes!), mantendo uma frequência para que seja sempre lembrado, divulgando seu domínio e especialidade em um assunto ou mais, bem como se engajar de várias maneiras com suas conexões.
Sabe quando a gente não está trabalhando e ao mesmo tempo está buscando um novo desafio, por exemplo, é comum ter mais tempo disponível para se dedicar e utilizar a rede, não é mesmo? Essa já é uma vantagem para você usar ao máximo sua conta gratuita.
Ou ainda, muitas pessoas deixam as configurações de seus perfis no modo público, o que significa que aparecem nos resultados em outros mecanismos de pesquisa. Por isso, encontrar e se conectar com alguém não será tão complexo.
Responda estas perguntas
Para saber se vale a pena você contratar o plano Premium do LinkedIn, existem algumas perguntas rápidas, porém decisivas para determinar se será relevante ou não fazer este upgrade. Para isso, considere esses fatores:
– Você tem uma estratégia planejada para começar a conversar proativamente com no mínimo as cinco últimas pessoas que visualizaram seu perfil nos últimos 90 dias ou que visualizaram seu perfil, mesmo que você não compartilhe suas informações ao visualizar o perfil de outra pessoa?
– Você quer fazer diversos mapeamentos de mercado e precisa ter mais que três pesquisas salvas ou resultados de pesquisa – avançadas e expandidas, além de recursos como o filtro de resultados por setor ou cargo?
– Você tem uma estratégia planejada para usar o InMail com algum objetivo definido (vender, comprar, se apresentar, fazer benchmarking, etc) e enviar mensagens para membros do LinkedIn que não são seus contatos e com quem não compartilha um grupo?
– Se você está buscando recolocação, e está sem tempo disponível para usar a rede diariamente, você acha que vale a pena o custo-benefício de pagar o LinkedIn Premium para aparecer nas primeiras buscas dos recrutadores que usam o LinkedIn Recruiter?
– Você quer ter informações mais detalhadas sobre as empresas que estão divulgando vagas, como por exemplo, tendências no número de funcionários, tempo médio do funcionário na empresa, distribuição e aumento de funcionários por função, novas contratações e total de vagas em aberto por função?
– E você sabia que mesmo contratando o Premium você continuará tendo salvo os mesmos 10 alertas de pesquisas de vagas que as contas gratuitas?
Se você respondeu sim a maioria destas perguntas, pois em algum momento também já atingiu esses limites citados, pode ser interessante sim para você mudar seu plano. Se não, repense em como usar a conta gratuita com mais foco e interesse.
Ao atualizar seu plano, escolha a opção mais adequada para o seu perfil profissional
Se você está certo de que precisa fazer o upgrade da sua conta no LinkedIn, saiba que você tem várias opções, que são atualizadas frequentemente, como: Premium Career, Premium Business, Sales Navigator Professional e Recruiter Lite – com preços que variam de R$49.99 a R$339.99, por mês.
Muitas pessoas escolhem o nível errado de adesão, optando por uma versão mais barata ao invés de optar por aquela que contém os recursos que são mais assertivos e que vão se dedicar a utilizar. Por isso, não vale simplesmente escolher o plano de menor valor se ele não atender às suas necessidades, ok?
Por exemplo: donos de empresas ou vendedores que precisam de uma conta Premium se beneficiaram mais ao optar pelo nível do Sales Navigator já que ele oferece recomendações de leads, notificações de mudança de trabalho, possibilidade de criação de listas de leads e outros recursos que são particularmente úteis para aqueles em um papel de venda ou desenvolvimento de negócios.
Já o plano Premium Career possui recursos especialmente adequados para quem procura emprego, enquanto o Recruiter Lite é mais recomendado para aqueles recrutadores ou Headhunters que precisam encontrar os melhores talentos regularmente.
O LinkedIn oferece a você uma oportunidade para testar um nível premium de graça, por isso é importante pensar cuidadosamente sobre qual nível faz mais sentido para a vida profissional antes de optar pela avaliação gratuita.
Além disso, se você perceber que não precisa do Premium, lembre-se de cancelar antes do final do período de avaliação ou a taxa mensal ou anual será cobrada, dependendo da opção de compra escolhida.
Se você está pensando em fazer upgrade para uma conta Premium do LinkedIn, certifique-se de realmente precisar de um e, em seguida, opte pelo nível adequado às suas necessidades.
Ah e vale lembrar também que se você quiser ganhar um bom desconto no seu plano, é recomendado optar pelo plano anual, mas tenha certeza de que ele é o certo para você!
Conclusão: minha recomendação é que você tente aproveitar de todas as formas os recursos disponíveis gratuitamente, com disciplina e regularidade, criando o hábito de usar esta ferramenta diariamente, no app do celular, no tablet, notebook ou desktop. De nada adianta investir no upgrade da sua conta se você não usar a ferramenta com estratégia e planejamento para fomentar a sua rede, buscar novos desafios profissionais e gerar novos negócios, não é mesmo? Pense nisso!
Fabiana Schneider
Consultora de Carreira e Headhunter, tenho mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional onde atuei em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos tenho me dedicado à área de Gestão de Carreira e Desenvolvimento Humano empreendendo através da Trilhas da Carreira, além de ser especialista em LinkedIn e dar aulas de R&S em pós-graduação. Sou graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada em Assessment Training DISC e em Orientação Profissional e Planejamento de Carreira. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, mãe da Nathalia, maratonista, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.
www.trilhasdacarreira.com.br | contato@trilhasdacarreira.com.br
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