Carreira e casamento formam sim um belo casal

Uma das datas mais romântica do ano está chegando: o Dia dos Namorados. Enquanto muitos se dedicam apenas a vida profissional e dizem não ter tempo para o amor (quem dirá para celebrar a data!), muitos casais estabelecem uma relação de companheirismo duradoura, onde carreira e casamento podem sim formar um par perfeito. Mas como fazer isso dar certo efetivamente?

Divisão de contas

Uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), no Brasil, ouviu 819 mulheres e apontou o dinheiro como a principal razão para as brigas de casais. Já 37,5% das entrevistadas, os gastos são o principal motivo para as discussões.

Além disso, o estudo mostra que 16,7% dos cônjuges afirmam que o jeito como eles gastam o próprio dinheiro acaba virando motivo de conflito dentro de casa.

Tudo isso acontece porque a maioria dos casais não têm o hábito de falar sobre dinheiro, muito menos sobre ganhar, poupar e gastar. Ou seja, dividir as despesas em um relacionamento não é apenas uma questão matemática, mas sim, comportamental. Por isso, ambos precisam conhecer os gastos, organizar o orçamento e contribuir com um valor proporcional a sua renda ou dividir todas as despesas igualmente, sempre com muita sinceridade e transparência, mas também sem abrir mão da individualidade de cada um.

Conciliar as carreiras

O crescimento do percentual do números de companheiros que trabalham juntos – seja em empresas ou empreendendo – têm aumentado. Diferente do que muitos imaginam e de certas políticas internas corporativas sobre este tema, pesquisas mostram que essa proximidade no trabalho pode ser favorável!

Um estudo sobre casais feito pela Universidade do Estado de Utah em parceria com a Universidade Baylor, analisou o comportamento de 639 homens e afirmou que maridos e esposas que apoiam o trabalho de seus parceiros, são mais felizes em casa, além de mais produtivos e satisfeitos profissionalmente. O dado mais interessante é que o índice de felicidade e satisfação ainda é duas vezes maior quando os casais têm a mesma profissão e/ou trabalham na mesma empresa.

Empreender: uma construção conjunta

Quando o casal decide construir um negócio juntos, precisam ter em mente que irão passar mais tempo na companhia um do outro. Isso pode ser a oportunidade perfeita para fortalecer seus laços e a cooperação na relação.

Além disso, ao trabalhar para a mesma empresa, ambos percebem seus interesses e as habilidades individuais, conquistando mais orgulho, admiração e respeito um pelo outro e contribuindo positivamente para o crescimento – tanto pessoal como do negócio em questão.

Separar o pessoal do profissional

Evitar conscientemente falar de trabalho fora do ambiente profissional e tratar dos problemas que acontecem no mesmo local são dois pontos que por um lado continuam essenciais para não misturar a vida pessoal da profissional e tentar manter um relacionamento saudável.

Além disso, é importante que os companheiros saibam diferenciar o discurso, a forma de se comunicar, saber dividir funções, evitar o chamado “duplo comando” (respostas diferentes para o mesmo assunto frente a outros) e jamais permitir que um invada o espaço e as decisões do outro.

Surpresas inesperadas

Por outro lado, é importante também que possam curtir juntos os momentos de lazer em comum para criar assim um clima novo para o casal fora do trabalho, além de tentar sempre fazer coisas diferentes para evitar cair na tal rotina, não é mesmo? Um convite inesperado para aquele show que o outro tanto gosta ou para um passeio no parque, um carinho romântico sem ter sido pedido, um café da manhã na cama, uma pizza com vinho a luz de velas, um mimo trazido de uma viagem a trabalho, um presente de muito valor emocional e pouco valor financeiro, ou até mesmo uma declaração de amor espontânea e sincera num áudio de WhatsApp são alguns exemplos do que cada casal pode fazer para alegrar o outro e esquecer um pouco do trabalho.

Diferente do passado, hoje muitos casais investem seu tempo para ter sucesso na carreira e estabilidade financeira. Desde que haja um consentimento, respeito e admiração entre ambos, é possível equilibrar a vida profissional com o relacionamento e ser bem-sucedido nas duas áreas. Basta saber dosar e acima de tudo, manter a cumplicidade e a coerência no que cada um deseja para si e como casal.

Fabiana Schneider

Consultora de Carreira e Headhunter, tenho mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional onde atuei em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos tenho me dedicado à área de Gestão de Carreira e Desenvolvimento Humano empreendendo através da Trilhas da Carreira, além de ser especialista em LinkedIn e dar aulas de R&S em pós-graduação. Sou graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada em Assessment Training DISC e em Orientação Profissional e Planejamento de Carreira. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, mãe da Nathalia, maratonista, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br | contato@trilhasdacarreira.com.br

https://fabianaschneider.wordpress.com/

Pulse LinkedIn | LinkedIn | Facebook | Youtube | Twitter | Instagram

Fabiana Schneider

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, Mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br

contato@trilhasdacarreira.com.br

Textos semanais no Pulse LinkedIn

Facebook

Linkedin

Twitter

Youtube

Instagram