Série LinkedIn: mostre aos recrutadores(as) que você está disponível

Sempre que falo sobre LinkedIn, destaco a importância de manter o perfil atualizado para que todos os contatos, recrutadores e headhunters que acessarem, tenham uma boa impressão “digital” e saibam exatamente quais são suas maiores especialidades (no título profissional também!), seus objetivos (que podem estar citados no Sobre/Mini CV), suas experiências profissionais com maiores projetos e resultados alcançados, suas mais citadas competências e recomendações. E se você estiver empreendendo deixe claro quais são seus principais produtos ou serviços e ainda inclua o link de outras redes sociais.

Além disso tudo, ter um perfil ativo criando seus próprios conteúdos,  além de curtir, comentar e compartilhar posts relevantes de outros é imprescindível para quem deseja “ser visto” e “ser encontrado” na rede e construir sua imagem profissional para conquistar novas oportunidades tanto na carreira quanto nos negócios.

E hoje compartilho com você mais esta dica dentro deste artigo da Série LinkedIn! Para que os recrutadores saibam quem são as pessoas que estão disponíveis para um novo trabalho, projeto ou contratação, o LinkedIn possui uma funcionalidade (praticamente um robô!) muito bacana: ativar o botão “open to work”, e ela pode ajudar muito você.

Para fazer isso é bem fácil: basta você entrar na página inicial do LinkedIn (pelo celular), e clicar em sua foto menor à esquerda da tela, e clicar em “visualizar perfil” embaixo do seu nome. Depois clique no botão “tenho interesse em” e comece a preencher ou editar o campo “encontrar um novo emprego”. Ah, e ali, inclusive, já tem opções super recentes de escolha para locais de trabalho em formatos presencial, híbrido ou remoto!

Depois de preencher até 5 cargos que tem interesse, escolha até 5 localidades de vaga e sobre data de início. Por último, é só ativar o botão que diz “selecione quem pode ver que você está procurando emprego”, e selecione “todos os usuários”.

Pronto! O selo “open to work” será adicionado ao seu perfil, aquele verde em volta da foto, e todos saberão que você está aberto para novas propostas gerando maior facilidade em ser encontrado por recrutadores que estão a procura de perfis como o seu.

E por outro lado, se você está trabalhando no momento e quer apenas “mapear o mercado”, sem que estas informações fiquem públicas, fique tranquilo(a): faça todas estas trilhas acima e acessando o botão que diz “selecione quem pode ver que você está procurando emprego”, selecione “apenas recrutadores e pessoas que usam o LinkedIn Recruiter”, pois assim apenas quem possuem acesso às ferramentas pagas de recrutamento pelo LinkedIn vão poder visualizar essa notificação.

Já houve discussões em razão de pontos de vista no qual o selo “open to work” estaria mais afastando recrutadores do que ajudando… Eu não concordo com este ponto pois entendo ele como mais voltado ao lado comportamental (ego? humildade?). Ao contrário disso, penso no LinkedIn como uma plataforma digital de recrutamento, pioneira e global, que disponibiliza esta configuração tecnológica (racional) exatamente para que o “robô” e os algorítmos do LinkedIn conectem com mais assertividade quem está contratando com quem está buscando.

Depois de tudo isso, se porventura você não quiser mais compartilhar sua disponibilidade ou tiver reencontrado um novo desafio profissional, basta entrar no mesmo link e desativar o botão, ok?

Uma solução bem simples, rápida e gratuita que agiliza muito a vida dos empregadores e de quem busca uma nova experiência profissional. Que tal implementar essa funcionalidade no seu perfil hoje mesmo?

Fabiana Schneider

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora de Carreira para profissionais, Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, Mãe da Nathalia, Vó da Sienna, casada com Claudio Cercachim, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br | contato@trilhasdacarreira.com.br | Linktr.ee

Fabiana Schneider

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, Mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br

contato@trilhasdacarreira.com.br

Textos semanais no Pulse LinkedIn

Facebook

Linkedin

Twitter

Youtube

Instagram