É possível encontrar um emprego no LinkedIn?
Olá! Hoje, continuando a falar sobre LinkedIn, vou falar um pouco com quem ainda tem dúvidas sobre os poderes da plataforma. A rede social não funciona somente como um currículo online, mas também como uma ferramenta essencial na busca de contatos, conhecimento e, consequentemente, um novo emprego.
Networking
A maneira mais conhecida é fazendo networking pois pesquisas revelam – tanto em alta ou baixa de mercado – que em média 50% das recolocações acontecem através de indicações. Adicionando pessoas envolvidas com o seu trabalho atual ou anterior pois conhecem você “trabalhando”, outras que executam as mesmas funções e que possam compartilhar conhecimento ou, até mesmo, oferecer a se candidatar a uma vaga.
Acessando pela web ou pelo seu smartphone, você pode encontrar a aba VAGAS ou o ícone de uma maleta de trabalho no topo da página e lá você vai encontrar diversas vagas relacionadas a sua área por todo o Brasil e até mundo, com a possibilidade de fazer a filtragem por cargo, palavra-chave, empresa, cidade ou país, etc. O usuário ainda tem a chance de criar até 10 alertas gratuitos com as preferências para receber notificações por email ou celular sempre que novas vagas forem cadastradas.
Por outro lado, você também estará fazendo seu próprio mapeamento de mercado para as principais palavras-chave que te definem, já pensou nisso? Estas palavras-chave e critérios criados podem ser alterados sempre que você quiser e sentir necessidade.
Vagas
Agora que você já sabe que a ferramenta pode te ajudar a iniciar um novo passo em sua carreira, gostaria de falar sobre uma matéria que encontrei no portal InfoMoney. O texto mostra quais são as áreas com mais vagas cadastradas no LinkedIn atualmente. Vamos ver?
1 – Vendas (mais de um milhão)
2 – Suporte (mais de um milhão)
3 – Operações (mais de um milhão)
4 – Engenharia (mais de 300 mil)
5 – Tecnologia da informação (mais de 70 mil)
6 – Business Development (mais de 100 mil)
7 – Marketing (mais de 390 mil)
8 – Gestão de programa e projetos (mais de 4 mil)
9 – Administrativo (mais de 250 mil)
10 – Finanças (mais de 170 mil)
11 – Gestão de produto (mais de 35 mil)
12 – Contabilidade (mais de 160 mil)
13 – Recursos Humanos (mais de 100 mil)
14 – Gestão de Qualidade (mais de 80 mil)
15 – Consultoria (mais de 130 mil)
De acordo com o portal, a pesquisa revela também que os recrutadores buscam candidatos que estejam em dia com os requisitos do LinkedIn, ou seja, perfil sempre atualizado, destacando as suas qualidades.
Então, prepare-se e boa sorte!
Fonte: Info Money
Além de ficar por dentro do conteúdo daqui do blog, você pode acessar o nosso site para conhecer mais sobre os serviços da Trilhas da Carreira e descobrir qual é a melhor solução para o seu futuro.
Fabiana M. Schneider
Consultora de Carreira e Headhunter, possui mais de 18 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos tem se dedicado à área de gestão de Carreira e desenvolvimento humano, além de especialista em LinkedIn e professora em pós-graduação. Diretora Geral da empresa Trilhas da Carreira | Consultoria de Carreira, é graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, é casada com Claudio Cercachim, mãe da Nathalia, maratonista, curiosa por pessoas e pela tecnologia.
Textos semanais no Pulse LinkedIn