Dilemas de Carreira Parte III – Na visão do negócio

Olá! Continuando a série “Dilemas na carreira”, hoje eu vou terminar esta série falando sobre a situação na visão do empreendedor e de seu negócio. Uma das principais perguntas a serem questionadas é sobre crescer ou estagnar, entre outros fatores que vão surgindo no dia a dia de trabalho.

Quando o seu negócio começa a dar certo, para uns leva bastante tempo enquanto para outros nem tanto, a dúvida que paira na mente dos empreendedores é se ele deve estagnar, continuar mantendo as coisas como estão ou se arriscam e continuam investindo no crescimento. A resposta para essa pergunta depende de negócio para negócio e também de diversos fatores como as tendências atuais, a concorrência e um pouco de intuição.

Um bom empreendedor também não pode ter medo de se reinventar e de reinventar seu negócio e, se necessário, ainda começar tudo de novo. A cada queda, mais aprendizado e mais chances de não errar no futuro, então não tenha medo de arriscar!

É preciso saber delegar

A tendência natural de todos os empreendedores é a vontade de estar no comando de tudo, o que é normal, pois funciona como uma “lei da sobrevivência”. Mas a partir do momento em que ele precisa recrutar talentos para ajudar, estes também querem participar da mesma forma, liderando, exigindo e questionando os negócios da empresa. É preciso uma adaptação dos dois lados, para que o crescimento seja em conjunto e que todos ganhem o reconhecimento. Nenhum negócio consegue crescer sozinho!

Negócio social

Outro dilema que “martela” na cabeça do empreendedor é a questão social. É preciso descobrir uma maneira de utilizar os seus produtos ou serviços como meio também de transformação social utilizando também os recursos da sua empresa, além de suprimentos, logística e diversidade de colaboradores de forma mais produtiva. É importante também trabalhar em parceria com, por exemplo, ONGs, além da própria sociedade e o governo.

Investindo em uma boa gestão

Um dos principais motivos de uma empresa não dar certo é a falta de uma gestão adequada. O Sebrae, por exemplo, disponibiliza cursos de gestão, mas muitos empreendedores acreditam que o excesso de planejamento pode “travar” na criação, escolhendo então se arriscar para obter o sucesso apenas com a vontade.

Inovando sempre

Os avanços da ciência e tecnologia permitem, a cada vez mais, buscar inovação dentro da companhia. Pesquisas constantes são ideais para estimular a criatividade, trabalhar em equipe e descobrir como inovar dentro do que já existe, criando uma nova tendência ou um novo produto. Ou até mesmo a contratação de novos colaboradores que possam trazer também uma nova visão de outros projetos que aplicou em outras empresas.

Enfrentando o capital de risco

A disponibilidade de recursos financeiros nas startups, infelizmente, ainda está muito abaixo da demanda que o mercado exige nos tempos de hoje. Ter um investidor significa entregar uma parte das decisões da empresa na mão de quem está investindo. Muitos cargos podem estar em risco, dependendo do acordo que foi combinado. Mais uma vez, este fator precisa ser muito bem pensado no planejamento do negócio.

Fontes: ÉpocaNovo Empreendedor, Empreendedorismo RosaPrograma da Vinci

Se estes dilemas empreendedores têm tirado o seu sono, eu posso te ajudar!

Fabiana Schneider

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, Mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br

contato@trilhasdacarreira.com.br

Textos semanais no Pulse LinkedIn

Facebook

Linkedin

Twitter

Youtube

Instagram