Dilemas de Carreira Parte II – Na visão do próprio empreendedor
Na parte II da série “Dilemas de Carreira”, escolhi falar sobre a visão do empreendedor. Todo mundo sabe que ser um empreendedor não é fácil, não são todos que possuem perfil pessoal e profissional para isso e que são muitas as dúvidas que surgem durante este percurso. E foi pensando nisso que decidi contar um pouco mais sobre o assunto neste segundo post.
Encontrei um artigo feito pela revista Exame que conta quais são as principais dúvidas de carreira (com algumas soluções) que os empreendedores possuem, e gostaria de compartilhar com vocês, vamos ver?
Será que estou pronto? – Para começar, é importante entender que ninguém nasce pronto. O ato de empreender pode ser um talento para alguns, mas para outros, a capacidade surge com o passar dos anos e depois de muita experiência não só como patrão, mas também como empregado. Uma empresa consegue enxergar isso em você, mesmo achando que não está muito claro.
Preciso saber se estou no caminho certo – Não existe emprego bom, nem ruim, nem empresa que já comece dando super certo, com alta escala e alto faturamento, não é mesmo? O que você precisa saber é se está feliz com seu negócio e consegue se ver no futuro exercendo a mesma função. Cada empreendimento ou profissão se encaixa melhor em determinado perfil, basta descobrir o seu com muita dedicação, resiliência, determinação, pesquisa e conexões com pessoas. Afinal, o único profissional que não pode ser demitido (no sentido macro) é o dono de uma empresa, não é mesmo?
O esforço e seus limites – A sua empresa vai exigir muito esforço teu, às vezes muito mais horas e finais de semana que como um funcionário CLT. Saiba que é preciso sim se esforçar, mas descubra os seus limites. Senso de urgência nas alturas, todos os dias e sem planejamento podem mais estressar do que ajudar a chegar aos resultados esperados.
Deixe a prepotência de lado – Ser prepotente raras vezes ajuda a conquistar novos clientes, porém nunca deixe de ter confiança no produto ou serviço de sua empresa. Só você sabe quais problemas de clientes seu produto ou serviço resolve, como fazer, como vender, como entregar e às vezes “dar um jeitinho” para entregar a mais ao cliente, inclusive. E quando tiver funcionários contratados em sua empresa, trate-os com empatia, dê valor as conquistas e inovações alcançadas e ao mesmo tempo cobre resultados, exatamente como você pensava e questionava quando, por exemplo, trabalhava como CLT.
Não se esqueça da sua vida pessoal – Você pode ter que se dedicar durante um bom tempo por completo para a sua empresa, principalmente no início do negócio, mas não deixe a sua vida pessoal de lado. Procure estar sempre ao lado da família, mantendo uma rotina equilibrada e cuidando da sua saúde.
Relação entre sócios – Muitas vezes, os sócios iniciam o negócio juntos e acabam criando um laço de amizade, às vezes com participação de familiares também, o que acaba dificultando quando é preciso tomar decisões drásticas, como por exemplo lançamento de um novo produto, uma demissão, ou até mesmo o encerramento da empresa. Lembre-se que é preciso aprender a separar os papéis e é preciso tratar esse caso desde o início da relação.
O portal Endeavor ainda cita que só o fato de ser um empreendedor, não faz a pessoa um bom gestor. Cada perfil é necessário de uma forma dentro da empresa e isso precisa ser observado de perto.
Rodrigo Galindo, presidente do Grupo Kroton, afirma que dentro de uma companhia, o ingrediente secreto para o sucesso é um bom time e que a paixão pelo projeto precisa ser o fator primordial. “Todo projeto tem momentos de falhas, e ter pessoas ao seu lado, apaixonadas pelo negócio além do próprio empreendedor, faz a diferença”, afirma Galindo.
Na minha opinião, empreender deve ser sempre uma forma de você querer resolver problemas de clientes usando suas maiores habilidades e assim abrindo uma empresa planejadamente para poder atender os clientes que vão surgindo, mesmo as estatísticas brasileiras, em especial, dizendo o contrário como um alto número de empreendedores por necessidade e/ou oportunidade. Os clientes sabem e sentem quando você domina o seu próprio negócio, tem um propósito firme de ajudar e tem brilho nos olhos. Bons negócios!
Caso você tenha planos de empreender, vamos conversar e entender como posso ajudá-lo nesta etapa de carreira empreendedora.