Você está mais produtivo com o WhatsApp? Saiba como a ferramenta pode ajudar na carreira e nos negócios
Olá! Neste post eu vou falar um pouco sobre como as redes sociais estão mudando a nossa forma de comunicar e de fazer negócios, não só de maneira pessoal, mas também na vida profissional. Mas onde entra o WhatsApp nessa história? Escolhi falar hoje sobre o mensageiro como um bom exemplo de um novo meio de comunicação que, se bem utilizado, pode sim ajudar você ou sua empresa.
Começando pelo perfil e fazendo marketing pessoal
Antes de tudo, cuide bem de seu perfil. Crie uma identidade e construa seu posicionamento para alcançar a confiança dos seus contatos e ajudá-los a lembrar de você ou de seu negócio. Experimente estes passos:
- Foto: comece com uma boa foto de rosto, com boa definição e preferencialmente sozinho(a), pois isso ajuda também as pessoas mais visuais a lembrarem de você também pela foto e/ou logomarca de sua empresa em meio a todos os outros contatos;
- Nome: evite deixar em branco pois você precisa ajudar as pessoas a lembrarem de você e este nome estará visível para seus contatos. Então, coloque seu nome e sobrenome mais conhecidos, não necessariamente seu nome completo, e evite colocar apenas apelidos ou o nome da empresa ou área de trabalho.
- “Recado”: neste espaço (também evite deixar em branco), aproveite para resumir sua profissão, sua atuação hoje, suas melhores palavras-chave, suas maiores especialidades, ou tipo do negócio, área ou segmento de atuação da sua empresa. Porém, evite frases ou mais que uma ou duas palavras para que o “recado” possa ser lido e entendido rapidamente pelos seus contatos, fortalecendo sua “marca”.
Sendo mais produtivo com o WhatsApp
Com o uso correto da plataforma, as interações profissionais se tornam mais rápidas, eficientes e, na maioria das vezes, instantâneas. Vamos criar um cenário: imagine que você é um designer e esteja criando uma peça para o seu cliente e precisa tirar uma dúvida. Em vez de fazer uma ligação, que pode demorar muito mais tempo que uma mensagem de texto, e tentar explicar como está o processo, fazer o cliente imaginar, você pode apenas mandar prints via WhatsApp para ele dar as sugestões. Claro que existe também o email, que ainda resiste como um meio formal de comunicação corporativa, mas a questão da instantaneidade é muito maior, não é mesmo? Resumindo, o cliente e você ganham agilidade nos negócios facilitando a interação, inclusive com diversos clientes ao mesmo tempo. Vale a dica de gravar todas as conversas para evitar os clássicos mal entendidos, sejam eles escritos ou falados, ok?
Agora, além de usar o aplicativo no celular, o WhatsApp disponibiliza também a versão web para ser baixada em seu notebook ou PC, fazendo com que a comunicação através da ferramenta seja ainda mais abrangente pois melhora a visualização das conversas, inclusive facilitando a escrita diminuindo os erros de digitação e facilitando também a prioridade na leitura das mensagens seja por importância, urgência ou relevância do contato ou do grupo.
Como é vender no WhatsApp?
A ferramenta é uma ótima opção para quem trabalha também com a vendas de serviços, sabia? Veja algumas dicas:
– Antes de começar, crie uma base de clientes, sempre linkando o WhatsApp com as outras redes sociais para prospectar mais contatos;
– Não se esqueça também de criar campanhas de vendas exclusivas para os contatos do WhatsApp, oferecendo descontos especiais para quem fizer a compra ou compartilhar com seus contatos através dele;
– Guarde o nome de cada cliente na agenda do celular para ficar mais fácil de organizar o histórico de cada um;
– Crie um atendimento personalizado escrevendo o nome do cliente logo no início da mensagem para que ele se sinta especial e para que não ache que está recebendo mensagens de spam ou automáticas;
– Para sua maior qualidade de vida, procure realizar os atendimentos em horário comercial, mas claro que é importante a flexibilidade em razão de assuntos importantes e urgentes, e se necessário tenha sempre alguém pronto para responder;
– Dependendo da profundidade do assunto, prefira gravar voz, mas saiba que muitas pessoas não estarão com fones naquele exato momento, ok?
– E quando possível, responda o mais rapidamente possível. Claro que depende do conteúdo, do que foi combinado no contrato e da complexidade do assunto.
Etiqueta no WhatsApp
Apesar de ser uma ferramenta informal e muitas vezes vista apenas como entretenimento e não como possibilidades de negócios, está na hora de você mudar este pensamento, pois ela tem sido muito usada profissionalmente também e com bons resultados! Por isso, use uma linguagem que seja descontraída, mas ao mesmo tempo profissional. O cliente precisa se sentir à vontade com o bate-papo, mas com a necessidade de também sentir que ele está conversando com alguém que conhece bem a empresa e está ciente de todos os serviços que são oferecidos a ele. Algumas dicas rápidas:
- Para grupos informais e com grande volume de informações genéricas, use a configuração de tirar as notificações de sons e alertas;
- Para ouvir mensagens com áudios ou vídeos em público, use fones de ouvido e evite ao máximo o viva voz;.
- Crie horários para acessar, como início da manhã, almoço ou final de tarde, caso não faça parte de sua rotina de trabalho;
- Priorize sempre que possível o contato presencial, humanizando a conversa;
- Antes de enviar, leia mais de uma vez e não se esqueça de reescrever com o máximo de atenção se o chefe ou cliente estão no grupo;
- Evite respostas desnecessárias e mais que dois ou três emojis;
- Assine a mensagem no próprio texto quando for o primeiro ou segundo contato;
E você, já usou as possibilidades do WhatsApp para ajudar na evolução da sua carreira? Me conte a sua experiência!
Fontes: Marketing Digital Avançado, Academia do Marketing
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