Você está mais produtivo com o WhatsApp? Saiba como a ferramenta pode ajudar na carreira e nos negócios

Olá! Neste post eu vou falar um pouco sobre como as redes sociais estão mudando a nossa forma de comunicar e de fazer negócios, não só de maneira pessoal, mas também na vida profissional. Mas onde entra o WhatsApp nessa história? Escolhi falar hoje sobre o mensageiro como um bom exemplo de um novo meio de comunicação que, se bem utilizado, pode sim ajudar você ou sua empresa.

Começando pelo perfil e fazendo marketing pessoal

Antes de tudo, cuide bem de seu perfil. Crie uma identidade e construa seu posicionamento para alcançar a confiança dos seus contatos e ajudá-los a lembrar de você ou de seu negócio. Experimente estes passos:

  1. Foto: comece com uma boa foto de rosto, com boa definição e preferencialmente sozinho(a), pois isso ajuda também as pessoas mais visuais a lembrarem de você também pela foto e/ou logomarca de sua empresa em meio a todos os outros contatos;
  2.   Nome: evite deixar em branco pois você precisa ajudar as pessoas a lembrarem de você e este nome estará visível para seus contatos. Então, coloque seu nome e sobrenome mais conhecidos, não necessariamente seu nome completo, e evite colocar apenas apelidos ou o nome da empresa ou área de trabalho.
  3.   “Recado”: neste espaço (também evite deixar em branco), aproveite para resumir sua profissão, sua atuação hoje, suas melhores palavras-chave, suas maiores especialidades, ou tipo do negócio, área ou segmento de atuação da sua empresa. Porém, evite frases ou mais que uma ou duas palavras para que o “recado” possa ser lido e entendido rapidamente pelos seus contatos, fortalecendo sua “marca”.

Sendo mais produtivo com o WhatsApp

Com o uso correto da plataforma, as interações profissionais se tornam mais rápidas, eficientes e, na maioria das vezes, instantâneas. Vamos criar um cenário: imagine que você é um designer e esteja criando uma peça para o seu cliente e precisa tirar uma dúvida. Em vez de fazer uma ligação, que pode demorar muito mais tempo que uma mensagem de texto, e tentar explicar como está o processo, fazer o cliente imaginar, você pode apenas mandar prints via WhatsApp para ele dar as sugestões. Claro que existe também o email, que ainda resiste como um meio formal de comunicação corporativa, mas a questão da instantaneidade é muito maior, não é mesmo? Resumindo, o cliente e você ganham agilidade nos negócios facilitando a interação, inclusive com diversos clientes ao mesmo tempo. Vale a dica de gravar todas as conversas para evitar os clássicos mal entendidos, sejam eles escritos ou falados, ok?

Agora, além de usar o aplicativo no celular, o WhatsApp disponibiliza também a versão web para ser baixada em seu notebook ou PC, fazendo com que a comunicação através da ferramenta seja ainda mais abrangente pois melhora a visualização das conversas, inclusive facilitando a escrita diminuindo os erros de digitação e facilitando também a prioridade na leitura das mensagens seja por importânciaurgência ou relevância do contato ou do grupo.

Como é vender no WhatsApp?

A ferramenta é uma ótima opção para quem trabalha também com a vendas de serviços, sabia? Veja algumas dicas:

– Antes de começar, crie uma base de clientes, sempre linkando o WhatsApp com as outras redes sociais para prospectar mais contatos;

– Não se esqueça também de criar campanhas de vendas exclusivas para os contatos do WhatsApp, oferecendo descontos especiais para quem fizer a compra ou compartilhar com seus contatos através dele;

– Guarde o nome de cada cliente na agenda do celular para ficar mais fácil de organizar o histórico de cada um;

– Crie um atendimento personalizado escrevendo o nome do cliente logo no início da mensagem para que ele se sinta especial e para que não ache que está recebendo mensagens de spam ou automáticas;

– Para sua maior qualidade de vida, procure realizar os atendimentos em horário comercial, mas claro que é importante a flexibilidade em razão de assuntos importantes e urgentes, e se necessário tenha sempre alguém pronto para responder;

– Dependendo da profundidade do assunto, prefira gravar voz, mas saiba que muitas pessoas não estarão com fones naquele exato momento, ok?

– E quando possível, responda o mais rapidamente possível. Claro que depende do conteúdo, do que foi combinado no contrato e da complexidade do assunto.

Etiqueta no WhatsApp

Apesar de ser uma ferramenta informal e muitas vezes vista apenas como entretenimento e não como possibilidades de negócios, está na hora de você mudar este pensamento, pois ela tem sido muito usada profissionalmente também e com bons resultados! Por isso, use uma linguagem que seja descontraída, mas ao mesmo tempo profissional. O cliente precisa se sentir à vontade com o bate-papo, mas com a necessidade de também sentir que ele está conversando com alguém que conhece bem a empresa e está ciente de todos os serviços que são oferecidos a ele. Algumas dicas rápidas:

  1.   Para grupos informais e com grande volume de informações genéricas, use a configuração de tirar as notificações de sons e alertas;
  2.  Para ouvir mensagens com áudios ou vídeos em público, use fones de ouvido e evite ao máximo o viva voz;.
  3.  Crie horários para acessar, como início da manhã, almoço ou final de tarde, caso não faça parte de sua rotina de trabalho;
  4.     Priorize sempre que possível o contato presencial, humanizando a conversa;
  5.    Antes de enviar, leia mais de uma vez e não se esqueça de reescrever com o máximo de atenção se o chefe ou cliente estão no grupo;
  6.     Evite respostas desnecessárias e mais que dois ou três emojis;
  7.     Assine a mensagem no próprio texto quando for o primeiro ou segundo contato;

E você, já usou as possibilidades do WhatsApp para ajudar na evolução da sua carreira? Me conte a sua experiência!

Fontes: Marketing Digital Avançado, Academia do Marketing

Trilhas da Carreira

Para tirar dúvidas, acompanhar artigos anteriores daqui do blog ou conhecer mais sobre os serviços da Trilhas da Carreira no site e descobrir qual é a melhor solução para o seu futuro, acesse aqui. Obrigada e Sucesso em sua Carreira!

Fabiana Schneider

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, Mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br

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