Não sei no que sou bom, o que fazer?

Olá! Pegando gancho no post anterior, hoje eu vou falar sobre mais um assunto linkado a dúvidas que profissionais conversam comigo: “não sei qual é o meu talento”. Mas pode ficar tranquilo e ter a certeza de que você não é o único passando por esse tipo de situação. Sempre há tempo de se conhecer mais, mudar e buscar ser uma pessoa cada vez melhor!

Muitas pessoas começam uma carreira logo cedo, emendando a escola com a faculdade e alcançando diversos conhecimentos, falando aqui do Brasil, sem ao menos pensar com clareza sobre suas maiores habilidades e planos para o futuro. Mas o que acaba tornando-se regra e não exceção é que as pessoas acabam ficando em seus empregos com a consciência de que não é isso o que desejam para o futuro, e pior: sem saber como agir ou mesmo sabendo, não tomam atitude para mudar este cenário.

Antes de tudo, não tenha medo de recomeçar. Isso faz parte da vida e, sem isso, caímos no comodismo e em uma vida profissional sem rumo, pensando apenas em dinheiro ou no status.

Como descobrir o meu talento?

Muitas vezes o seu talento, as suas habilidades, podem estar onde você menos imagina. Não conheço ainda um app no qual você só clique e já apareçam todos seus pontos fortes, você mesmo concorde e esteja consciente de todos eles e que ele ainda sugira empresas excelentes que possam te contratar imediatamente. Se conhecer, compartilha com a gente!

Primeiramente, pense em o que é mais fácil para você fazer hoje que também se relacione com o que tinha mais facilidade de fazer na juventude, como por exemplo:

  •   Quais brincadeiras mais gostava?
  •   Em quais matérias no colégio suas notas eram as mais altas?
  •   Quais eram seus hobbies?

Tente lembrar também por quais motivos e situações, ou pessoas diferentes e às vezes desconhecidas, te parabenizaram repetidamente ou disseram que queriam fazer tão bem quanto você.

Com cada uma destas respostas em mente, selecione por gostos e responda sim ou não:

  •  Você realmente gosta de fazer isso e tudo bem repetir quantas vezes for necessário?
  • Se imagina fazendo isso por muitos anos seguidos?
  • É algo que você gostaria de trabalhar, mesmo ganhando menos?
  • É algo que você estudaria cada vez mais e aprenderia novas competências técnicas na maior boa vontade e motivação?

Não se esqueça que estamos levantando aqui perguntas simples, como brainstorming, para estimular você a descobrir seus pontos mais fortes, mas que no nosso dia a dia é necessário dividir as responsabilidades em mais fáceis e mais difíceis, urgentes e importantes, trazendo assim uma maturidade crescente. Se for para eu arriscar e imaginar um número percentual de quanto da nossa rotina poderíamos dividir entre gostamos e não gostamos tanto, eu diria 50% x 50%.

E para finalizar, hoje vou sugerir a leitura de um excelente livro que conheci e li anos atrás, como sendo parte de um processo seletivo em que participei como uma das finalistas, e que mudou 180º minha forma de decidir investir em meus pontos fortes e não mais em correr atrás dos meus pontos fracos: Descubra seus pontos fortes, dos autores Marcus Buckingham e Donald O. Clifton, pela editora Sextante. Boa leitura!

Trilhas da Carreira

Agora que você está mais preparado para alcançar o sucesso, entre em contato com a gente! Além disso, você também pode acessar o nosso site para conhecer mais sobre os serviços da Trilhas da Carreira e descobrir qual é a melhor solução para o seu futuro. Acesse aqui.

Obrigada e Sucesso em sua Carreira!

Fabiana Schneider

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, Mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br

contato@trilhasdacarreira.com.br

Textos semanais no Pulse LinkedIn

Facebook

Linkedin

Twitter

Youtube

Instagram