Dia das Mães: porque ser mãe também é ser líder
Hoje, domingo, é Dia das Mães! Um parabéns especial à minha mãe, Maria Salete, por toda educação, estudos e valores que me passou; à minha filha, Nathalia (Geração Y), que me faz ser cada dia mais uma pessoa melhor e mais conectada, e a todas as mães deste mundo! Ser mãe é amar incondicionalmente, mas também podemos comparar com um trabalho, um prazer e uma responsabilidade. Assim como um “job” bem feito, traz realizações, orgulhos e bons frutos.
Por outro lado, respeito demais também as mulheres que decidem não serem mães, por N motivos, como algumas de minhas amigas. Fui mãe cedo e sei como existem milhões de louros, mas também outros milhões de aprendizados. E como sempre digo: “Viva a diversidade!”.
Acredito que nossas mães são as primeiras referências de liderança que temos na vida. Não vamos questionar aqui os muitos significados da palavra liderança, mas considerando uma rápida definição como “direcionar e/ou guiar comportamentos em prol de um resultado”, todos os dias as mães vão empoderando suas capacidades de modificar comportamentos ou provocá-los intencionalmente, tendo a visão de um resultado lá na frente.
Uma mãe, assim como um líder, acredita no potencial seu filho/funcionário e deposita toda a sua confiança nos esforços dele, sejam a curto, médio ou longo prazo, além de dar apoio direto nos primeiros anos de vida e depois – quando grandes – mantendo o apoio também, porém indiretamente. Na minha opinião, um líder possui algumas características bastante comuns que podem ser relacionadas de certa forma com o papel materno. Vamos ver?
Comunicação
Um líder costuma ser aquela pessoa que é capaz de se comunicar bem de todas as formas, principalmente verbal. Uma mãe tem uma grande tendência em falar com clareza e sabe usar a sensibilidade e a intuição para se comunicar com os olhos e gestos, a fim de não só dar limites, mas sim educar da melhor forma possível.
Tempo
Mães e líderes precisam estar muito atentos ao fator tempo, saber gerenciá-lo bem, além de saber quando delegar atividades que sejam possíveis de serem feitas por seus filhos. Por isso, faz parte do dia-a-dia planejar as atividades, criar rotina, organizar tarefas e definir prioridades, para além disso poder curtir os momentos livres juntos, comemorando as realizações e aprendendo com as derrotas.
Controle do estresse
Não existe como evitar o estresse, ele está sempre presente na rotina do dia a dia e precisa ser encarado como parte do amadurecimento na carreira, de mãe ou de líder. Um bom líder aprende a controlar o stress de uma forma fácil e habitual, separa o stress negativo – aquele que paralisa – do stress positivo – aquele que motiva, e não se deixa levar muitas vezes pelo lado emocional dos acontecimentos. Quantas vezes uma mãe manteve-se firme na frente do filho, mesmo querendo chorar por dentro?
Resolução de problemas
Antes de buscar uma solução para um problema, é preciso entender o que está acontecendo, fazer as perguntas certas, chegar até a raiz dele, levantar as principais possibilidades neste momento, e por consenso tomar uma decisão. Encare como positivo todos os diferentes pontos de vista e opiniões sobre o mesmo problema, e as diferentes formas de ver o mundo, pois são momentos comuns e muito ricos em meio a equipes multidisciplinares, habilidade esta que se torna uma grande vantagem para mães e líderes alcançarem e superarem expectativas e resultados com suas equipes ou filhos;
Motivação
Para alcançarmos os nossos objetivos, a motivação é crucial! E estamos falando aqui daquela motivação que vem de dentro, lá dentro… que nos move pra frente, para o novo, para ajudar o próximo, de longa duração, e que nos dá tranquilidade e segurança interna quando as coisas também podem não estar dando certo. Pois a motivação externa, a que vem de fora, é rápida, passageira, e depende de muitos fatores que na maioria das vezes não depende da gente mesmo. O segredo está em conseguir conciliar o desenvolvimento da motivação intrínseca da pessoa, filho ou colaborador, para sustentar os altos e baixos que fazem parte da realidade do nosso dia-a-dia. Critique menos, agradeça mais e você, mãe ou líder, treine experimentar enxergar mais os pontos fortes e desenvolvê-los, do que ficar correndo atrás dos pontos fracos.
Fontes: Emprego e Renda, Toques de Mãe
#ficaadica
Valorizar todas as mães, sejam elas solteiras, donas de casa, líderes e funcionárias, independende de qualquer outra coisa. Neste Dia das Mães, desejo que as mães ganhem, cada vez mais espaço no mercado de trabalho, como empreendedoras e em cargos mais altos de liderança nas empresas, e também mais flexibilidade por toda a sua dedicação em ambas as carreiras: na de mãe e na de profissional.
Trilhas da Carreira
Não deixe de entrar em contato conosco, tirar suas dúvidas e pedir uma proposta. Além de ficar por dentro do conteúdo daqui do blog, você pode acessar o nosso site para conhecer mais sobre os serviços da Trilhas da Carreira e descobrir qual é a melhor solução para o seu futuro. Confira aqui.
Obrigada e Sucesso em sua carreira!