Amigos, amigos; negócios também. Por que não?

Para muitas pessoas, o ditado “amigos, amigos; negócios à parte” é uma frase que faz parte do vocabulário e é dita com frequência. Além de ser usada para representar a separação entre as relações humanas, também a ouvimos em referência a dinheiro, carreira, entre outros.

Já que o Dia do Amigo é comemorado no dia 20 de julho, que tal falar sobre este tema tão controverso? Por que amigos precisariam manter distância ao invés de ajudar um ao outro no quesito profissional?

Se você está preocupado com a contratação de um amigo ou de abrir uma empresa em sociedade, você não está sozinho. É comum ter receios em misturar a vida pessoal e profissional porque os limites podem ser facilmente confundidos. Mas que tal olhar para o lado positivo e considerar os benefícios dessa decisão?

Ao cogitar contratar um amigo porque ele tem as habilidades e competências que são necessárias para seu negócio, você pode achar que trabalhar juntos poderá por o relacionamento à prova; no entanto, você provavelmente também se sentirá mais à vontade para confiar-lhe certas responsabilidades e tarefas por causa da confiança gerada e história de vocês.

Ter a lealdade de um amigo em sua equipe ou em uma sociedade pode ajudá-lo quando começar a expandir seus negócios e conquistar novos clientes e parcerias, ou seja, você terá um funcionário novo, confiável e com um perfil complementar ao seu que poderá tirar um pouco do peso de seus ombros para que possa se concentrar na construção do seu negócio e de estar atuando focado em seus próprios pontos fortes naturais, não é mesmo?

Além disso, se vocês estão empreendendo juntos, alguns processos podem ser desgastantes. Amigos costumam oferecer incentivo, ajuda e lealdade à medida que constroem e desenvolvem seus negócios. Dessa forma, uma pessoa ao seu lado poderá te oferecer o suporte durante toda essa jornada.

Mal-entendidos? Podemos chamá-los de uma melhor forma, ou seja, o que existe em muitos momentos é falta de comunicação. Por isso, manter um contato frequente e sincero é imprescindível para o trabalho entre vocês dar certo. Divergências sempre podem acontecer, mas a melhor saída para resolver é sempre uma conversa franca. Não “deixe passar” situações com a qual não concorda e pontuá-las na hora que acontecer; é importante falar sobre pontos relevantes do negócio, assim como compartilhar os objetivos – e entender se vocês possuem as mesmas motivações -, falar sobre preocupações e claro, agradecer! Dessa forma, você evita que tensões aconteçam e tornem-se frequentes.

E por falar em comunicação, sempre formalize o que vocês acordarem (e isso não quer dizer que você desconfia do seu amigo, pelo contrário, você pretende o melhor para os dois e para a empresa). O “diz que disse”, sempre gera versões diferentes e com isso, muita discussão. Para evitar, faça um contrato ou envie um email com os pontos principais.

E por último: nunca escolha trabalhar ou fazer negócio com um amigo apenas pela diversão, pelo bom papo, por que ele ou ela te entende 100% ou porque é mais cômodo. O profissionalismo, a competência, a diversidade de opiniões e as qualidade do amigo devem estar em primeiro lugar.

Agora você percebe como a frase “amigos, amigos, negócios à parte” não significa que você precisa separar tudo de forma tão radical?! Como deu pra entender, é possível sim conciliar a amizade, as relações pessoais e o trabalho sem perder o profissionalismo e cair em ciladas. Aproveite as dicas e bons negócios!

Veja também: Amigos no trabalho: como fazer amizades e não perder o foco nas atividades

Fabiana Schneider

Consultora de Carreira e Headhunter, tenho mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional onde atuei em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos tenho me dedicado à área de Gestão de Carreira e Desenvolvimento Humano empreendendo através da Trilhas da Carreira, além de ser especialista em LinkedIn e dar aulas de R&S em pós-graduação. Sou graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada em Assessment Training DISC e em Orientação Profissional e Planejamento de Carreira. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, mãe da Nathalia, maratonista, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

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Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, Mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

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