Série LinkedIn: criando alerta de pesquisas para vagas de trabalho
Conhecido como “a maior rede profissional do mundo”, não é surpresa que o LinkedIn seja uma excelente ferramenta para encontrar um novo emprego ou mudar de carreira. O site oferece boas oportunidades para você manter o relacionamento com colegas profissionais e interagir com recrutadores que podem abrir muitas portas para o seu desenvolvimento.
Com mais empresas utilizando o LinkedIn todos os dias, o número de oportunidades de trabalho anunciadas na rede social também só cresce.
Entretanto, encontrar um emprego no LinkedIn exige tempo, esforço e dedicação. Quanto mais ativo você estiver na rede, melhor você poderá contar sua trajetória, mostrar sua credibilidade e desenvolver sua reputação. Ou seja: se você criar o seu perfil, torná-lo “campeão” e achar que as ofertas de emprego começarão a aparecer repentinamente, está enganado!
É preciso estar ativo, atento aos comentários sobre oportunidades de emprego e procurar vagas com as quais se identifica para se candidatar.
Mas você não sabe por onde e como começar esse trabalho? Olha só as dicas que trago para você na série LinkedIn de hoje.
Como usar o LinkedIn para encontrar um novo trabalho
Você pode pesquisar e se candidatar a oportunidades de emprego com base na palavra-chave, título ou local. Além disso, você também pode salvar sua pesquisa e acessá-la quando quiser.
Para isso, você precisa clicar no ícone Vagas na parte superior da sua página inicial do LinkedIn.
No campo “Pesquisar vagas”, digite um cargo, palavra-chave ou nome da empresa. Já no campo “Pesquisar localidade”, digite o nome da cidade e região, se houver região metropolitana ao redor, estado ou país onde tem interesse.
Ao clicar em “Pesquisar”, vagas de acordo com o seu filtro aparecerão para sua análise.
Você pode refinar ainda mais a sua pesquisa utilizando os filtros na parte superior da página, ordenador por data do anúncio da vaga, empresa, nível de experiência e muito mais.
Para ver os detalhes da vaga, basta clicar em cima do título dela; haverá sempre um botão para você se candidatar e visualizar mais informações sobre. Existem outras opções de cliques também que podem variar onde alguns pedem que cadastre o seu currículo no site da própria empresa, consultoria de RH ou agência de emprego, e outros que você apenas clique em confirmar para que ele usem as informações que estão disponíveis no seu perfil do LinkedIn (tá vendo a importância de mantê-lo sempre atualizado?!).
Atenção porém a possibilidade de encontrar também links de sites duvidosos: eles estão lá, o LinkedIn já sabe disso e está trabalhando para evitar, e você pode fazer outras pesquisas paralelas em outros sites de busca para conhecer melhor a credibilidade da empresa e se realmente fará seu cadastramento ou não.
Por outro lado, caso você não queira se candidatar a um emprego naquele momento, poderá salvá-lo clicando no botão “salvar” que está acima da descrição da vaga. Você poderá acessá-la a qualquer momento para se inscrever.
Criando alertas de e-mail para novos anúncios de emprego
Você pode receber alertas por e-mail sobre novas vagas publicadas no LinkedIn que correspondem aos seus critérios gerais de pesquisa ou que são recomendados a você e que podem despertar o seu interesse.
Você é quem gerencia essas notificações e configura da forma que desejar. Para fazer isso, é fácil: a direita da página de resultados de pesquisa de vagas clique em “definir um alerta”. Atenção também pois são possíveis no máximo 20 alertas* (momento Covid), independente de conta paga ou gratuita.
Selecione com que frequência – diariamente ou semanalmente – você deseja receber o alerta por e-mail sobre novos empregos no LinkedIn que se encaixam nesses parâmetros de pesquisa específicos. Selecione as opções “e-mail” e “celular e desktop”, se você também gostaria de ser notificado através do aplicativo LinkedIn Job Search e salve suas preferências.
Google Jobs e LinkedIn Jobs
O Google Jobs, lançado em junho de 2017 nos Estados Unidos, chegou também ao Brasil. Nele, ao fazer uma busca por emprego no Google, o internauta recebe uma lista de vagas de trabalho em diversos sites, inclusive buscando oportunidades dentro do próprio LinkedIn Jobs. Por isso, você também pode configurar um alerta de emprego se pesquisar por vagas utilizando a ferramenta da gigante de buscas.
Com essa funcionalidade, sua busca por um novo trabalho pode ficar mais otimizada. Lembre-se de preencher o seu perfil adequadamente para fazer bonito e despertar o interesse dos recrutadores.
Fabiana Schneider
Mentora de Carreira e Headhunter, tenho mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional onde atuei em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos tenho me dedicado à área de Gestão de Carreira e Desenvolvimento Humano empreendendo através da Trilhas da Carreira, além de ser especialista em LinkedIn e dar aulas de R&S em pós-graduação. Sou graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada em Assessment Training DISC e em Orientação Profissional e Planejamento de Carreira. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, mãe da Nathalia, vovó da Sienna, maratonista, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.
www.trilhasdacarreira.com.br | contato@trilhasdacarreira.com.br
https://fabianaschneider.wordpress.com/
Pulse LinkedIn | LinkedIn | Facebook | Youtube | Twitter | Instagram