Série Linkedin: crise em outras redes sociais, não no LinkedIn

Você acredita que o LinkedIn é só mais uma rede social profissional onde as empresas buscam novos candidatos e as pessoas, apenas cadastram currículos? Há algum tempo o LinkedIn deixou de ser um site com esse único foco. Se essa continua sendo sua visão sobre a ferramenta, está na hora de abrir os olhos para suas inúmeras possibilidades de negócios.

O LinkedIn possui mais de  605 milhões de usuários. O Brasil é o quarto em número de usuários na rede, com 35 milhões de pessoas ativas – a liderança é dos EUA, com 150 milhões. Segundo pesquisas, 90% dos recrutadores usam-o regularmente, assim como 92% das empresas listadas na Fortune 500.

O crescimento da plataforma tem mostrado que estar no LinkedIn é estratégico tanto para empresas quanto para profissionais e empreendedores. Atualmente quem entra no LinkedIn tem motivações diversas:

– empresas e headhunters consideram a rede um baú do tesouro para encontrar talentos de todos os tipos e expertises;

– pessoas que estão a procura de uma nova oportunidade – seja na mesma área ou em uma distinta;

– pessoas estão em busca de conexões de valor profissional e acesso a conteúdos de altíssima qualidade;

– participar ou criar grupos de interesse para gerar negócios;

– profissionais empreendedores que enxergam oportunidade de venda de seus serviços e projetos.

O LinkedIn se tornou uma ferramenta complexa, com múltiplas faces e não pode mais ser vista apenas como um espaço dedicado a temas relacionados a emprego e recrutamento.

Enquanto outras redes sociais como Twitter e Facebook passam pelos menos os 5 últimos anos vendo seus membros abandonando suas contas, o LinkedIn se consolida cada vez mais como uma rede social profissional, como um local de networking para contratar e ser contratado, assim como um lugar para que profissionais compartilhem links e pensamentos relevantes.

Com botões de curtir e compartilhar, caixa para comentários e um feed de notícias, muitos preferem a rede social da Microsoft ao invés da criada por Mark Zuckerberg.

Enquanto nas mídias sociais posts radicais, que incentivam comportamentos de grupos mais agressivos são vistos a todo momento, no contexto do LinkedIn o tom é outro: a linguagem é mais comedida, muito próxima da utilizada nos escritórios, quando conversa-se com os colegas de trabalho ou até mesmo com o chefe. Há certos limites em torno do que é aceitável.

Até porque é isso que o LinkedIn irá ver: seu chefe, seu futuro chefe, as pessoas com quem você quer trabalhar no futuro estão ali, por isso, é necessário que os usuários sejam cuidadosos em sua auto expressão, pensando sempre em “como” quer se “vender” na rede.

O LinkedIn traz cada vez mais possibilidades para carreira e mercado de trabalho – os fatos e seu crescimento confirmam isso. Aqui deixo a reflexão: como você está dedicando seu tempo a essa rede e utilizando suas ferramentas a seu favor? Que tal colocar como meta para 2020 aproveitar mais as possibilidades desta rede?

Conte comigo que posso ajudar a empoderar ainda mais seu perfil no LinkedIn.

E quer conhecer o LinkedIn de um jeito mais avançado? Criei este ebook com muitas outras dicas para ajudar você a perder o medo de usar (e postar!) na rede, sem gafes , potencializando as funcionalidades e as configurações, e ainda editar as principais seções do seu perfil para torná-lo campeão! Clique aqui e compre o seu. Depois me conta e compartilhar comigo suas novas conquistas através das dicas do ebook, ok? Conte comigo!

Fabiana Schneider

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, Mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br

contato@trilhasdacarreira.com.br

Textos semanais no Pulse LinkedIn

Facebook

Linkedin

Twitter

Youtube

Instagram