Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino: mapa do ecossistema brasileiro

Você sabia que 19 de novembro é o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino? A data foi lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como forma de valorizar e incentivar as mulheres empreendedoras, já que as novas conquistas são diárias e abre-se cada vez mais espaços em diversos setores.

Como forma de celebrar esse dia, compartilho com vocês alguns dos grandes grupos de mulheres que estão espalhados pelo Brasil, que apoiam diferentes causas femininas e que estão fazendo a diferença no cenário do empreendedorismo.

Confira abaixo o que podemos chamar de Mapa do ecossistema brasileiro de mulheres.

ONU Mulheres

A ONU Mulheres foi criada, em 2010, para unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres. Segue o legado de duas décadas do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) em defesa dos direitos humanos das mulheres, especialmente pelo apoio a articulações e movimento de mulheres e feministas, entre elas mulheres negras, indígenas, jovens, trabalhadoras domésticas e trabalhadoras rurais.

São seis áreas prioritárias de atuação:  liderança e participação política das mulheres;  empoderamento econômico; fim da violência contra mulheres e meninas;  paz e segurança e emergências humanitárias; governança e planejamento;  normas globais e regionais; e HIV e AIDS.

Tem sede em Nova Iorque, nos Estados Unidos, possui escritórios regionais e em países da África, Américas, Ásia e Europa. No Brasil, o escritório opera em Brasília.

Rede Mulher Empreendedora

A primeira e maior rede de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil. Liderada pela Ana Fontes, prioriza a integração, capacitação e troca de conhecimento entre mulheres que possuem ou buscam o próprio negócio, espalhadas por todo o país.

Possui uma grande agenda de eventos e organizam o Fórum Empreendedoras, um dos maiores eventos de empreendedorismo feminino do Brasil.

Empreendedorismo Rosa

Liderado pela fundadora Lênia Luz, o projeto criado em Curitiba, valoriza a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. A proposta é inspirar pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo.

Através do Academy oferece cursos para o desenvolvimento profissional e pessoal; da Confraria Rosa, que foi criada primeiramente como uma confraria presencial, mas hoje está no universo online. Todo o conteúdo do blog está nessa plataforma e todas são convidadas a fazer parte, e por último o Lean In Circle, um programa que visa promover a liderança feminina por um mundo mais igualitário entre os gêneros. Feito para mulheres que desejam se autoconhecer e ter uma voz mais ativa na vida pessoal e na carreira profissional.

Grupo Mulheres do Brasil

Anos atrás, um grupo de 50 mulheres que atuam em várias áreas se uniu com o objetivo de melhorar o País. Hoje, são mais de 4.000 integrantes que se encontram todo mês para discutir e propor ações ligadas a educação, empreendedorismo, projetos sociais e cotas para mulheres.

A líder: ninguém mais ninguém menos que a empresária Luiza Helena Trajano, CEO da rede Magazine Luiza.

Temas como combate à violência contra a mulher, igualdade social da mulher negra, inserção de refugiados e empreendedorismo com foco em pequenas empresas estão entre as pautas do grupo, que tem 12 comitês instaurados.

Maternativa

A primeira startup de impacto social do Brasil que tem como propósito discutir e transformar a relação entre mães e trabalho.

A Maternativa com sede em São Paulo, se dedica intensamente a transformar essa relação, independente do caminho que cada mulher encontrar para sua realização: empreender, permanecer ou mudar de emprego ou atividade profissional, dedicar-se exclusivamente ao cuidado da família. Seu propósito é colocar em pauta as mudanças que a maternidade suscita nesse âmbito e, a partir delas, ter um olhar mais profundo e amplo para encontrar novas formas das mulheres se manterem produtivas, potentes e reconhecidas, na vida profissional e familiar.

Blogueiras Negras

Mulheres negras e afrodescendentes, blogueiras com estórias de vida e campos de interesse diversos; reunidas em torno das questões da negritude, do feminismo e da produção de conteúdo. Sujeitas de suas próprias estórias e de suas escritas, ferramenta de luta e resistência.

Através do portal, escrevem, gravam e produzem conteúdos e promovem discussões para amplificar suas vozes – exercício que é continuamente negado numa sociedade estruturalmente discriminatória e desigual.

Olga

A Olga é uma ONG feminista criada em 2013, com o objetivo de empoderar mulheres por meio da informação. O projeto é um hub de conteúdo que aborda temas importantes para o público feminino de forma acessível.

Tech Ladies 

Fundado pela Vanessa Romankiv, o Tech Ladies é uma rede de empoderamento feminino através da tecnologia.

Possui 5 frentes: o TechLadies Inspira, onde coletam cases das meninas e mulheres da rede e contam essas histórias para inspirar outras pessoas; o TechLadies Conecta, que reúne integrantes da rede para fazer voluntariado, assistir palestras e até para apresentar conteúdo Brasil afora; o TechLadies Forma, que promove palestras, oficinas e encontros para compartilhar conhecimento, desenvolver e aperfeiçoar habilidades e explorar um universo de conteúdo. Já o TechLadies Empodera são encontros que geram conversas sobre desenvolvimento pessoal, profissional, discussões de gênero, entre outros assuntos e o TechLadies Empreende, que atua na divulgação do trabalho das ladies da rede, mentoria para desenvolver ideias e encaminhamento para contatos importantes.

AgroMulher | Mulheres do agro e Empoderamento feminino

AgroMulher é uma empresa que nasceu com o propósito de gerar resultados por meio da democratização de informações de qualidade e, assim, promover o crescimento de profissionais ligados ao agronegócio.

Através do site, divulgam conteúdos diversos que referem-se desde técnicas de plantio, manejo, energia, sustentabilidade e inovações tecnológicas para maior produtividade, até gestão de pessoas, liderança, administração de conflitos e direito ligado ao agronegócio.

Itaú Mulher Empreendedora

O Itaú Mulher Empreendedora apoia, conecta, inspira e informa empreendedoras do Brasil, correntistas ou não, favorecendo a troca de experiências, a expansão da rede de contatos e o conhecimento, auxiliando-as na evolução de seus negócios.

Oferece semanalmente artigos sobre gestão e finanças com dicas de especialistas, além de histórias de empreendedoras reais, compartilhando seus aprendizados e sua inspiração para empreender; vídeos com histórias inspiradoras, dicas para o seu negócio e trechos dos Cafés Itaú Mulher Empreendedora; também disponibiliza o curso “Plano de Crescimento”, onde as mulheres aprendem de forma prática a fazer uma boa gestão dos pontos principais para a empresa crescer e ainda, troca de mensagens entre empreendedoras, onde é possível conhecer outras participantes do programa e se conectar para fazer parcerias e negócios.

Esses são apenas alguns dos milhares de grupos que existem atualmente, que reforçam a presença do público feminino em diversos ambientes e que também me inspiram! Conhece outras iniciativas que estão fazendo a diferença na vida das mulheres? Compartilhe comigo!

Fabiana Schneider

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, Mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br

contato@trilhasdacarreira.com.br

Textos semanais no Pulse LinkedIn

Facebook

Linkedin

Twitter

Youtube

Instagram