Série LinkedIn: últimas novidades sobre a ferramenta
Nos últimos meses, o LinkedIn lançou uma série de novas funcionalidades que além de melhorar a experiência dos usuários, torna a ferramenta cada vez mais completa.
No texto de hoje, listo as principais delas para você começar a utilizar ou, pelo menos ficar atento. Isso porque algumas ainda estão em testes no Brasil e no mundo e podem não estar disponíveis em seu próprio perfil ou no de sua empresa. Vamos lá!
Especial Covid-19
Essa é a iniciativa mais recente sobre a ferramenta: em tempos de home office e quarentena devido ao Covid-19, o LinkedIn lançou uma lista de 10 cursos online gratuitos do LinkedIn Learning sobre “Trabalho Remoto: Colaboração, Foco e Produtividade”. E quando você terminar, ganhará ainda um certificado de conclusão.
LinkedIn Stories
O LinkedIn anunciou exatamente nesta semana a implementação do formato stories dentro de sua rede. A plataforma realizou testes entre seus funcionários e fez o lançamento aqui no Brasil! Experimente! Está disponível no app pelo celular, ainda não pelo notebook. E nunca se esqueça da qualidade dos conteúdos que irá postar, se o que você postar irá falar de coisas do trabalho, ou de fora do trabalho mas ainda dentro de um contexto profissional, e/ou cursos ou participação em eventos voltados ao seu desenvolvimento pessoal porém com foco profissional, ok? Continue cuidando de sua imagem profissional na maior rede social profissional que é o LinkedIn.
Plataforma de eventos
A nova funcionalidade habilita empresas e usuários a criarem e compartilhem workshops, fóruns, conferências, cursos e outras modalidades de eventos que estão organizando. Com a novidade, a plataforma visa promover a construção da comunidade off-line e ajudar os usuários a cultivar relacionamentos profissionais de alta qualidade.
Todos os usuários poderão criar e participar de eventos profissionais, convidar conexões usando filtros, conversar com outros participantes e manter contato on-line após o término do encontro. O recurso também permite criar eventos privados porém tudo ainda está em testes.
LinkedIn Live
Essa é a nova ferramenta de transmissão de vídeos ao vivo do LinkedIn. Ainda em fase de testes nos Estados Unidos, está disponível apenas para convidados – mas, já é possível se candidatar para transmitir vídeos ao vivo e aguardar a aprovação da plataforma. Nela, o usuário poderá transmitir conferências, lançamentos de produtos, Perguntas & Respostas, palestras com influenciadores, bastidores das empresas, formaturas, cerimônias de premiação e outros eventos corporativos.
Mostre aos recrutadores que você está disponível
Já escrevi um texto dedicado exclusivamente a este assunto, mas volto a reforçar: para que os recrutadores saibam quem são as pessoas que estão disponíveis para um novo trabalho, projeto ou contratação, o LinkedIn possui uma funcionalidade muito bacana que permite ativar um simples botão pode fazer demonstrar esses seus interesses.
Para fazer isso é bem fácil: basta você entrar na página inicial e clicar em sua foto menor, à direita da tela, “visualizar perfil” embaixo do seu nome, na seção “Seu painel”, clique em “Interesses de carreira”. Ou encurtando o caminho, você pode clicar direto aqui para cair nesta página. Na sequência, é só ativar o botão que diz “Deixe os recrutadores saberem que você está disponível” e pronto: eles saberão que você está aberto para novas propostas.
LinkedIn Page (página empresarial)
Novidades também para as páginas de empresas: totalmente reformuladas, oferecem o compartilhamento de documentos em PowerPoint, PDF e Word, comentários em feeds com hashtags associadas ao negócio, além de funcionalidades que aumentam a interação com os funcionários, entre outros.
Todas as ferramentas lançadas e as melhores práticas podem ser vistas na página oficial da plataforma.
Notificar funcionários sobre uma publicação
Uma funcionalidade que está inserida na LinkedIn Page é a de notificar funcionários sobre as publicações mais importantes da página para ampliar o alcance orgânico.
Convidar conexões para seguir a página empresarial
Administradores da LinkedIn Page podem ampliar a base de seguidores convidando conexões de 1º grau para seguir sua página.
Mas atenção: há um limite diário e semanal para o número de convites que administradores de Page podem enviar. Recomendamos que você envie convites para a Page apenas para as conexões que possam ter interesse e que já interagem com a sua Page.
Além disso, para proteger a experiência dos usuários, um administrador da Page pode perder o acesso a esse recurso se os usuários não estiverem respondendo ou aceitando convites.
Essas são as últimas novidades da ferramenta! Já estava sabendo de alguma? Compartilhe através dos comentários.
E quer conhecer o LinkedIn de um jeito mais avançado? Criei este ebook com muitas outras dicas para ajudar você a perder o medo de usar (e postar!) na rede, sem gafes e potencializando as funcionalidades e configurações, e ainda editar as principais seções do seu perfil para torná-lo campeão! Clique aqui e compre o seu. Depois me conta e compartilhar comigo suas novas conquistas através das dicas do ebook, ok? Conte comigo!