Série trabalho home office: dicas para melhorar a comunicação síncrona e assíncrona

Com as medidas de isolamento social por causa da pandemia do coronavírus, repentinamente muitas pessoas passaram a trabalhar em casa e para isso, precisam se adaptar e rever alguns hábitos.

Neste texto, listei algumas dicas importantíssimas sobre comunicação que podem te ajudar a ter mais sucesso na jornada remota. Confira!

Comunicação: síncrona e assíncrona

Recentemente, li um artigo interessante que citava exemplos de modelos de comunicação, mais usuais em ferramentas de TI e também em EaD, que se chamam comunicação síncrona e assíncrona. Fui pesquisar mais e faz total sentido, até para reduzir nossos níveis de ansiedade e senso de urgência desnecessários!

A comunicação síncrona é quando temos a oportunidade de falar com alguma pessoa de maneira direta. Ou seja, o diálogo acontece no mesmo momento – como por exemplo contato via telefone, reuniões, aulas de ensino presencial, hangouts e videoconferência. Ela acontece de forma natural, muitas vezes previamente agendada, uma vez que já estamos habituados a esse modelo de comunicação.

Já a comunicação assíncrona está desconectada do tempo e do espaço. Ou seja, as pessoas podem manter contato na medida em que tenham tempo disponível e sem agendamento – como por exemplo através do WhatsApp e aplicativos de mensagens, e-mails, chats de texto, SMS, etc.

Porém maior dica para este formato assíncrono é: interlocutores, estejam cientes que estar online não significa estar à disposição, ok? A pessoa do outro lado pode estar ocupada, realizando alguma outra tarefa ou simplesmente tratando outro assunto que para ela, naquele momento, é importante e urgente. Fica a dica!

Outra dica interessante que aprendi em uma live recente (out/21) com o Renato Contaifer foi que – dependendo do que precisamos – podemos separar a comunicação em precisar “falar com pessoas” que demanda uma fala mais síncrona, ou precisar “obter uma informação” que demanda falas ou escritas mais assíncronas. Separando cada momento desta forma, facilita muito o entendimento, e arrisco dizer que até minimiza a ansiedade dos dois lados: emissor e receptor.

Filtre notícias

Graças a internet as informações chegam até nós com muita rapidez. A atualização dos veículos de comunicação acontece quase que instantaneamente em alguns casos e especialmente no cenário que estamos vivendo. Por isso, escolha um período do dia para se atualizar sobre os últimos acontecimentos, acompanhe canais confiáveis e principalmente, diversifique o conteúdo que está consumindo. 

E, se for necessário, use sua liberdade e permita-se sair de alguns grupos ou entrar em novos, sejam de WhatsApp ou outros, principalmente aos que não estão agregando positivamente para você naquele momento.

Sugiro, inclusive, um pequeno script para isso, que também uso quando preciso:

Olá, pessoal do grupo xxx. Estou saindo deste grupo de WhatsApp neste momento, mas meus contatos diretos e redes sociais profissionais continuam os mesmos.

Fabiana Schneider

https://linktr.ee/trilhasdacarreira

Silencie notificações

Estamos acostumados a ser bombardeados por likes, comentários, solicitações de amizade, e-mail, ligações, mensagens em grupos, etc, e geralmente para cada um desses itens uma notificação é mostrada – seja no computador, no celular ou no relógio. E você tem a liberdade também de alterá-las para seu bem estar. 

Que tal começar a rever essa quantidade de avisos? Já parou para pensar como isso influencia a sua produtividade ao longo do dia? Seja gentil com você mesmo e poupe energia neste momento tão singular que estamos passando.

Essas são algumas dicas que considero importantes quando o assunto é comunicação e home office. Nos próximos dias, trago mais um texto com sugestões para melhorar a sua gestão de tempo.

Fabiana Schneider

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, Mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br

contato@trilhasdacarreira.com.br

Textos semanais no Pulse LinkedIn

Facebook

Linkedin

Twitter

Youtube

Instagram