Por quê networking tem a ver com Q.I. (quem indica)?

O networking como conhecíamos mudou. Se antes um convite para um café, ou happy hour ou encontro presencial em um evento, por exemplo, eram situações comuns, com a pandemia a nossa forma de nos relacionarmos profissionalmente também mudou. Se isso já era uma dificuldade para algumas pessoas que não acreditavam e não priorizavam a importância desses contatos, em diferentes etapas da nossa vida, nesta época de distanciamento social, onde todos precisam ter voz ativa no mundo virtual, tenho ouvido muitos relatos de profissionais de que esta dificuldade está ainda maior.

Enquanto alguns profissionais questionam a real falta de oportunidades, existe um outro lado de quem está recebendo indicações de vagas ou negócios através de pessoas que reconhecem seu trabalho e sentem uma maior abertura de comunicação com você. E aí entra o Q.I.: conhecido como ‘quem indica’, que mesmo durante a pandemia continua sendo uma importante ferramenta para quem está fazendo networking ativamente. 

Se antes – para algumas pessoas – o networking era feito apenas em momentos específicos e havia o famoso toma lá, dá cá, hoje essa realidade mudou. Estamos falamos sobre o networking humanizado, um novo conceito de estabelecer relações genuínas e tem como objetivo construir relacionamentos de valor tanto na vida profissional quanto na pessoal, engajando as pessoas envolvidas nos mesmos propósitos, mesmo se você não tiver mais aquele cargo naquela grande empresa desejada. 

Mas como obter um QI melhor e fazer networking durante a pandemia?

Existem diversas formas e a que sugiro é pensando na ferramenta abaixo, o Mapa de Relacionamentos, que também utilizo com meus assessorados (as) dentro da Mentoria de Carreira ou na Mentoria de LinkedIn.

Simples e direta, a ferramenta auxilia na ativação e interação com sua rede de relacionamentos. Tem o objetivo de mapear seu comportamento em relação a seu círculo pessoal e profissional para te ajudar a lembrar e a buscar pessoas que possam potencializar e impulsionar seus objetivos, evitando assim o temido esgotamento de contatos.

Como montar o seu Mapa de Relacionamentos?

  • Imagine que você está no centro de um círculo. Quem são as pessoas ao seu redor? 
  • Comece por qualquer uma das fontes (chefes e ex-chefes, pares e ex-pares, colaboradores e ex-colaboradores, professores, colegas de curso, clientes, fornecedores, etc)
  • Dentro de cada uma destas fontes, conforme for se lembrando, faça uma lista de pessoas (também valem empresas e respectivos contatos) que mantém ou manteve algum tipo de relacionamento e que poderiam ajudar de alguma forma no seu desenvolvimento profissional, pessoal ou prospecção de um novo trabalho, projeto ou negócio empreendedor, e escreva no próprio mapa seus nomes e sobrenomes
  • Sugiro classificar cada pessoa em relação ao grau de abertura e proximidade, é o que chamo de “intimidade profissional”, podendo considerar como:
    1. Laços fortes: pessoas com que trabalhou ou estudou junto e com frequência alta, tanto presencial quanto online, por exemplo;
    2. Laços médios: conhece a pessoa, tem ou teve algum contato, mas não necessariamente teve grande abertura ou frequência de trabalho ou estudo;
    3. Laços fracos: pense em quem ainda não conhece, não trabalhou junto ou não estudou junto, mas tem interesse e quer iniciar e estabelecer um relacionamento profissional, mesmo em tempos de pandemia.
  • Repasse todos os nomes que levantou verificando aderência de cada um deles com seus objetivos e comece “ativar” estes contatos, primeiro mandando convite customizado no LinkedIn, depois mandando mensagem personalizada dizendo ‘o que tem feito hoje’, usando o Mini CV como substituto as cartas de apresentação, e até mesmo pedindo (e fazendo) recomendações para cada um deles (em texto e/ou nas palavras-chave da seção competências e recomendações), e por último coloque-se à disposição também. E respeite se não for respondido.
  • Crie este hábito e faça isso todos os dias! E também quando estiver trabalhando, independente do cargo, da área e da empresa que esteja. Assim você estará fazendo Networking facilmente, sem dramas (quando estiver desempregado) e com resultados!

LinkedIn e o networking digital

Não poderia deixar de mencionar o LinkedIn como ferramenta de extrema importância também neste momento. Por isso, algumas dicas:

  • Atualize seu perfil, procure por novos contatos na rede (quando já estiver esgotado a primeira versão do Mapa de Relacionamentos) e produza conteúdos relevantes; 
  • Participe de eventos pelo próprio LinkedIn pois podem ser ótimas alternativas de espaços para estabelecer bons contatos profissionais e interaja com as pessoas, encontre os perfis no LinkedIn e conecte-se com quem se identificar durante o evento lembrando já no convite de onde se conhecem;
  • Ouça ativamente os contatos quando estiverem conversando, e leia com atenção quando estiver teclando;
  • Além de dedicar alguns minutos do dia para consumir e produzir conteúdos na rede, invista também no aceite dos convites pendentes, responda-os e também responda as mensagens atuais e envie novas. Assim as pessoas se lembrarão de você mais facilmente.

E por fim, vale lembrar também que o Q.I. é uma das fontes de recrutamento, bastante assertiva inclusive, mas que listo abaixo algumas outras para somar nas suas buscas:

  • Site da própria empresa (trabalhe conosco)
  • Sites de vagas
  • Anúncios em redes sociais (posts orgânicos ou pagos no LinkedIn ou em outras)
  • Consultorias de RH e/ou Consultoria de Executive Search
  • Consultorias de Outplacement
  • Agências de emprego
  • Indicação: interna (programas de indicação nas empresas, por vezes remunerados) ou externa (Networking)
  • Grupos de vagas (Whatsapp, Facebook, Telegram)
  • Revistas especializadas
  • Cartazes impressos
  • Universidades e centrais de carreira
  • Conselhos de classe e associações

Mesmo durante este período onde não podemos estar fisicamente com as pessoas, ainda é possível ter um network de qualidade. Aproveite que a tecnologia é sua grande aliada e trabalhe nisso!

Fabiana Schneider

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, Mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br

contato@trilhasdacarreira.com.br

Textos semanais no Pulse LinkedIn

Facebook

Linkedin

Twitter

Youtube

Instagram