Networking para Mulheres?
No mercado de trabalho frenético que vivemos hoje, com uma enorme quantidade e velocidade de informações e consequentemente uma aceleração nas tomadas de decisões, é importante estarmos conectados com outros profissionais que possam vir a nos ajudar a resolver um problema, trocar uma ideia, fazer uma indicação de seu trabalho, tirar uma referência.
Costumo dizer que existem 2 grandes máximas dentro do networking puro:
- Não precisamos saber tudo, precisamos conhecer quem sabe;
- O mais importante não é quem você conhece ou a quantidade de seus contatos, mas sim quem conhece VOCÊ! Tornando-se assim uma referência na área e reconhecido perante o mercado.
Um dos gaps citados em pesquisas recentes sobre as mulheres no mercado de trabalho trata-se da dificuldade da mulher se mostrar presente e se desenvolver em ambientes predominantemente masculinos.
Dentro do universo feminino, o networking ainda acontece com algumas peculiaridades especiais, já que desde criança somos criados a não conversar com estranhos… não é mesmo? Precisamos rever estes conceitos!
Falar de família, filhos e hobbies, por exemplo, são temas que fluem facilmente nos bate papos entre mulheres, porém dependendo do momento da reunião ou do evento podem não ser bem colocados.
Fica aqui uma dica prática para que as mulheres acelerem seu networking dentro de suas carreiras: para não perder o foco, treine e habitue-se a começar o assunto em uma reunião ou evento profissional falando sobre o trabalho e resolvendo primeiramente as questões necessárias. Depois disso, e respeitando a forma feminina de pensar e agir, você – Mulher – sentirá que tem ou não mais espaço para tornar a conversa mais informal.
Tags: carreira feminina, carreira mulheres, consultora fabiana schneider, consultoria de carreira, Executive Search, headhunter, headhunter fabiana schneider, headhunter trilhas da carreira, networking mulheres, Trilhas da Carreira