A empregabilidade é sua, o emprego é da empresa
Olá! No post desta semana eu resolvi falar sobre empregabilidade. Para começar, eu quero fazer uma pergunta: você sabe qual é a diferença entre emprego e empregabilidade? Não? Tudo bem, eu estou aqui para resolver esse dilema para você!
O que é emprego?
O emprego é um termo pertencente à empresa e não ao trabalhador. Um cargo se trata de uma composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa, sendo intencionalmente definidos e estabelecidos dentro de uma certa racionalidade: a busca da eficiência da organização, ou seja, manter relação adequada entre tamanho e volume de negócios.
O que é empregabilidade?
Diferentemente do emprego, a empregabilidade* é totalmente sua! A palavra se trata da condição de ser empregável através de fatores como conhecimentos, habilidades e atitudes. Tudo isso é intencionalmente desenvolvido por meio de educação e treinamentos – por sua própria inciativa ou da empresa – que contam com a função de ampliar as chances da sua atratividade devido às possibilidades de contribuição às demandas empresariais.
O mundo está em constante mudança e você precisa se adaptar, aprender e ser flexível!
Duas boas perguntas para vc testar sua empregabilidade:
- No que você é bom?
- E como isso resolveria problemas de clientes?
C-H-A
Como já citado, a empregabilidade consiste em três grandes fatores: conhecimento, habilidade e atitude.
Conhecimento – significa o saber, ter a informação;
Habilidades – saber fazer, ter a técnica ou ter a facilidade em fazer;
Atitude – é o interesse, o querer fazer e tomar a iniciativa de fazer.Além do “clássico” C-H-A, também existem teorias com dois fatores extras (C-H-A-V-E):
Valores – possuir valores aderentes ao que precisa ser feito;
Entrega – entregar o que foi pedido e cumprir a meta do que precisa ser feito.
Um processo seletivo é composto dos mais variados critérios, diretos e indiretos, mas geralmente tendem a selecionar os melhores profissionais encontrados por seus conhecimentos, habilidades e atitudes. Porém, sempre digo que aquela velha frase: “contrata-se pelas competências e demite-se pelos comportamentos”. É um fato e, infelizmente, segue acontecendo combastante frequência.
2 – Inteligência social, ou seja, estar sempre conectado e com resultados;
3 – Pensamento adaptativo focando sempre no pensamento “fora da caixa” e inovar sempre;
4 – Competência intercultural tratando dos diferentes padrões culturais;
5 – Pensamento computacional, ou seja, utilizando o raciocínio baseado em dados;
6 – Alfabetização em novas mídias além de sempre se comunicar de maneira persuasiva;
7 – Transdisciplinaridade absorvendo conhecimento de múltiplas disciplinas;
8 – Atitude planejada aplicando processos e resolvendo tarefas com resultados;
9 – Capacidade cognitiva buscando o entendimento e a interação;
10 – Colaboração virtual, ou seja, o trabalho real e virtual em equipe.
Trilhas da Carreira
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Obrigada e Sucesso em sua Carreira!
Fabiana M. Schneider
Consultora de Carreira e Headhunter, possui mais de 18 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos tem se dedicado à área de gestão de Carreira e desenvolvimento humano, além de especialista em LinkedIn e professora em pós-graduação. Sócia-Diretora da empresa Trilhas da Carreira | Consultoria de Carreira, é graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, é casada com Claudio Cercachim, mãe da Nathalia, maratonista, curiosa por pessoas e pela tecnologia.
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