Entenda o processo de Mapeamento de Mercado
Olá! No post dessa semana eu vou falar sobre mais uma estratégia dentro da área de recrutamento e seleção: o Mapeamento de Mercado. O termo se trata de uma ferramenta importantíssima para a condução de processos seletivos. Com ele, é possível obter uma visão ampla sobre determinados cargos no mercado de trabalho atual.
Mas como funciona?
No Mapeamento de Mercado, primeiro seleciona-se um grupo de empresas-alvo (target list) para que seja feito o levantamento de informações pedidas pela empresa-cliente sobre a carreira dos profissionais a serem abordados ou “hunteados”. Para ficar um pouco mais claro, basta entender que o objetivo principal do Mapeamento de Mercado é identificar os melhores e mais bem colocados profissionais no mercado de trabalho e que também estejam presentes nas melhores companhias e organizações, desde que eles atendam as necessidades que a vaga em questão está exigindo. Tudo isso é executado frequentemente de maneira sigilosa.
E por que não utilizar esta mesma estratégia para profissionais?
Pensando na relevância das informações que este processo estratégico levanta para as empresas, e como headhunter tenho esta visão macro do mercado e das empresas em geral, certo dia tive um insight de por que não usar este mesmo processo para apoiar profissionais dentro dos pacotes da Consultoria de Carreira? Fiz alguns testes e acabei incluindo com sucesso o Mapeamento de Mercado, ou seja, conheça algumas ações ativas e passivas:
- Planejamento: fazemos em conjunto o levantamento de informações sobre quais empresas, segmentos, áreas e cargos o(a) assessorado(a) já trabalhou, quais concorrentes, fornecedores, parceiros, quais cidades, quais empresas gostaria de trabalhar, ou até mesmo as que não gostaria de trabalhar;
- Ações ativas: será criado um mailing baseado nos contatos atuais, anteriores e futuros (laços fortes, médios e fracos) do próprio assessorado;
- Ações passivas: compartilhamento de dicas sobre como buscar vagas através do LinkedIn (já com o próprio perfil atualizado, claro!)
Mas é importante reforçar que a Consultoria de Carreira não envia CV´s, não busca vagas, nem promete contratação, quem faz isso é o próprio assessorado. O que é feito é ajudar a criar e manter seu próprio mailing, sua própria “carteira de clientes” e aconselhar ele mesmo encontrar as melhores ferramentas e redes para buscar vagas.
E para Empreendedores e Startups, também funciona?
Para Empreendedores e Startups, este mesmo mapeamento de mercado pode ser aplicado dentro da Consultoria de Carreira, de forma customizada e direcionado para busca e prospecção de novos clientes, mercados e parceiros de negócio, além de outras estratégias empresariais.
Por hoje é só! Não deixe de ler e acompanhar os artigos do blog para manter-se sempre bem informado.
Trilhas da Carreira
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Obrigada e Sucesso em sua Carreira!
Fabiana M. Schneider
Consultora de Carreira e Headhunter, possui mais de 18 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos tem se dedicado à área de gestão de Carreira e desenvolvimento humano, além de especialista em LinkedIn e professora em pós-graduação. Sócia-Diretora da empresa Trilhas da Carreira | Consultoria de Carreira, é graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, é casada com Claudio Cercachim, mãe da Nathalia, maratonista, curiosa por pessoas e pela tecnologia.
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