Metas acadêmicas: o que você vai estudar em 2017?
Ano novo, planos novos e, claro, aquela promessa de estudar mais ou se aventurar em novos conhecimentos. Se para 2017 os seus planos envolvem começar ou voltar para a vida acadêmica, saiba que é necessário muita disciplina e foco. Mas como descobrir o que você quer conhecer mais, aprender mais e o que vai te ajudar a ter mais empregabilidade no mercado de trabalho? Veja como se organizar!
Carreira
De acordo com o portal Administradores, a administração da sua carreira precisa ser feita principalmente considerando você mesmo, obtendo consciência sobre qual meta de seu projeto profissional este curso vai alcançar e reconhecendo as oportunidades de cursos mais aderentes a você ao mesmo tempo que seja aderente e relevante às exigências do mercado de trabalho.
Como sempre digo, o ideal é ter sempre a experiência profissional andando junto com o conhecimento acadêmico, pois se você “só” estudar e não tiver experiência profissional para colocar em prática o que aprendeu ou por outro lado só trabalhar e não se atualizar com cursos de curta, média ou longa duração isso tudo pode afetar sua empregabilidade a médio/longo prazo.
Networking
Você pode até achar que quer ir fazer o curso apenas para se aprimorar e não quer ficar batendo papo com os outros colegas de sala, fora o trânsito, logística de chegar lá para o curso presencial, investimento financeiro e de tempo, mas acredite: um dia você poderá precisar “daquele” seu colega de sala que conheceu.
Tenho, inclusive, uma percepção pessoal de que dentro de uma universidade as pessoas tendem a ficar mais abertas e espontâneas, facilitando o relacionamento interpessoal e construção de novas amizades, concorda?
Além disso você terá acesso a uma rede de relacionamento extremamente seleta se conectando com seus professores e coordenadores de curso, seja para pedir apoio, indicação, ou até mesmo para trocar ideias sobre o seu futuro profissional.
Considere o Networking como um valor e #ficaadica: adicione todos seus colegas de sala e professores também no LinkedIn!
Como escolher
Muitas vezes a gente se perde de tantas opções de cursos disponíveis quando pesquisamos um tema, não é mesmo? Bom, sugiro você começar por estes 6 critérios, e depois criar os seus próprios:
- Peça referências a quem já fez;
- Considere instituições renomadas, certificações reconhecidas nacional ou internacionalmente e com bom histórico na área de atuação;
- O que você quer alcançar quando tiver terminado o curso;
- Planeje suas finanças pessoais para não entrar em apuros;
- Negocie com a família o tempo que terá necessidade de ausentar-se ou até mesmo se concentrar sozinho em seu espaço de estudo.
- E já vá pensando em como contar ao seu chefe ou àquele seu amigo consultor ou headhunter sua nova conquista acadêmica e consequentemente maior empregabilidade.
Presencial ou on line?
Você já sabe dizer de que forma aprende melhor? Veja com qual destes pontos você se identifica mais sobre aprender presencialmente ou de forma digital (EaD-ensino à distância, etc):
- não tenho muita disciplina pessoal e prefiro interagir com pessoas para absorver melhor o conteúdo;
- um de meus pontos fortes é o foco e a disciplina e prefiro estar 100% concentrado e sozinho para aprender melhor;
Focando nos estudos diários por um prazo determinado
Agora que você sabe o que deseja estudar, quais são os seus objetivos acadêmicos e de que forma fará isso, então estabeleça um plano de estudos diário.
Se você terá que focar mais em estudos para a realização de testes, provas ou certificações, ou se irá focar em trabalhos como projetos finais e monografias.
Crie uma rotina de estudos usando uma planilha, se possível. Insira a disponibilidade diária e tente não fugir disso. Lembre-se que é um compromisso que possui começo, meio e fim, poderá ser a curto, médio ou longo prazo, e também vai descobrir novas trilhas para seu futuro! E faça esta pergunta para si mesmo: “para quê quero fazer este curso?” e avalie e questione suas respostas.
Ah, e não se esqueça de que se as respostas penderem para seus interesses pessoais, tudo bem também, afinal você pode estudar temas que te chamem a atenção como pessoa e façam você alcançar o “flow” quando estiver aprendendo e desestressando, não é mesmo?
Que em 2017 vocês possam concluir todas as suas metas e chegar o mais próximo possível da realização profissional e, claro, pessoal!
Fontes: Engenharia Cotidiana, Administradores
Trilhas da Carreira
Além de ficar por dentro do conteúdo daqui do blog, você pode acessar o nosso site para conhecer mais sobre os serviços da Trilhas da Carreira e descobrir qual é a melhor solução para o seu futuro. Acesse aqui.
Obrigada e Sucesso em sua Carreira!
Fabiana M. Schneider
Consultora de Carreira e Headhunter, possui mais de 18 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos tem se dedicado à área de gestão de Carreira e desenvolvimento humano, além de especialista em LinkedIn e professora em pós-graduação. Sócia-Diretora da empresa Trilhas da Carreira | Consultoria de Carreira, é graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, é casada com Claudio Cercachim, mãe da Nathalia, maratonista, curiosa por pessoas e pela tecnologia.
Textos semanais no Pulse LinkedIn