Networking para mulheres: as mulheres se comunicam mais que os homens?
Olá! Continuando o especial do mês das mulheres, no post de hoje eu vou falar sobre networking para as mulheres. E para isso pergunto a você, leitor, se é mito ou verdade: mulheres se comunicam mais que os homens, porém fazem menos networking?
Pesquisas revelam 3 grandes justificativas:
De acordo com uma pesquisa do GEM (Global Entrepeunership Monitor), a mulher brasileira é a que menos faz networking no mundo. Mas quais são estas dificuldades?
1. Segundo a revista Exame, o fato da mulher ser minoria no espaço corporativo prejudica o networking devido ao constrangimento e insegurança. A publicação também afirma que “as regras do jogo ainda são masculinas”, ou seja, eles determinam quem participa de reuniões e projetos e muitas vezes deixam as figuras femininas de lado;
2. A falta de tempo também prejudica muitas mulheres, principalmente as que são mães e que ainda não recebem tanta ajuda dos companheiros e parentes próximos as tarefas em casa e com os filhos;
3. As mulheres também possuem poucas figuras femininas em altos cargos de poder para se inspirar, apesar destes números estarem crescendo anualmente.
Mas as mulheres se comunicam mais que os homens?
Dizem que mulheres falam mais do que os homens. Mas se isso é um fato, por que é tão difícil para a mulher fazer networking? Na verdade, isso não passa de um estereótipo.
Mulheres são sim comunicativas, assim como os homens. Mas como citado acima, muitas vezes as mulheres não conseguem comparecer à reuniões, workshops e eventos diversos relacionados ao seu trabalho devido à rotina diária que envolve os padrões culturais de uma mulher e que precisamos acelerar a derrubada destas barreiras.
Aí você pode se perguntar: mas e na hora do almoço? Não seria um bom momento para fazer o networking? Eu respondo que sim, faço isso também, mas como a mulher não encerra suas tarefas no fim do expediente, o horário para almoçar é muitas vezes utilizado para resolver problemas pessoais, não é verdade?
Um outro ponto importante também é que as mulheres tendem a fazer amizades de forma mais natural e espontânea, então aproveite isso para ter um pitch profissional definido e treinado para te dar mais segurança quando se apresentar e poder falar sobre seus melhores projetos no trabalho.
E o que evitar?
Vou listar aqui algumas dicas práticas do que não fazer quando se trata de networking:
1. Evite ao máximo o esgotamento de contatos conhecendo, sempre que possível, novas pessoas, de diversas áreas e interesses. Faça também novas conexões diariamente e não apenas quando tiver apenas um interesse ou quando estiver sem trabalhar;
2. Seja sincera, com assuntos de relevância, porém também saiba se retirar. E se a conversa desvirtuar para assuntos indiscretos, mude de assunto, peça licença e saia para um grupo de pessoas conhecidas;
3. Lembre-se sempre que existem pessoas “fim” e pessoas “meio” em diversos níveis, por isso quem você conhece pode não ser o contato certo mas ele pode te indicar quem é. Afinal, você não precisa saber de tudo mas precisa saber quem sabe;
4. E, por fim, saiba identificar pessoas que precisam falar com você e as que apenas querem falar.
O que precisamos é redefinir nossas prioridades pensando um pouco mais em nós mesmas, em nossas carreiras, tomando a iniciativa sempre e transformando o networking também em hábito para assim poder “cavar” oportunidades profissionais, seja como empreendedora ou funcionária.
E você? Tem alguma dica também de como faz networking de resultados? Deixe aqui nos comentários para que possamos debater!
Trilhas da Carreira
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Obrigada e Sucesso em sua carreira!
Fabiana M. Schneider
Consultora de Carreira e Headhunter, possui mais de 18 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos tem se dedicado à área de gestão de Carreira e desenvolvimento humano, além de especialista em LinkedIn e professora em pós-graduação. Diretora Geral da empresa Trilhas da Carreira | Consultoria de Carreira, é graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, é casada com Claudio Cercachim, mãe da Nathalia, maratonista, curiosa por pessoas e pela tecnologia.
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