Curitiba: uma das melhores cidades do Brasil para se viver

O aniversário de Curitiba é comemorado em 29 de março. Fundada em 1693, a capital do estado do Paraná completa em 2019, 326 anos. Eu, Fabiana, nasci em Londrina, Paraná, mas me considero curitibana de coração pois minha filha nasceu aqui e mesmo entre algumas mudanças de cidade que fiz moro na capital paranaense há mais de 30 anos.

A cidade – como qualquer outra – apresenta seus pontos positivos e negativos. Em conversas com profissionais ou assessorados de outras cidades, sempre sou questionada sobre como é morar nesta capital.

Aproveitando essa data comemorativa, trago alguns dos principais motivos que considero importante destacar para quem deseja empreender, está em transição de carreira, deseja ser transferido ou mudar de uma vez com a família para a capital paranaense. Inclusive, posso dizer que Curitiba é uma cidade que tem alta atratividade em processos seletivos pois quando abro para o candidato ou executivo que a posição é para Curitiba sempre há comentários bem positivos sobre as possibilidades de mudança, caso seja aprovado. Afinal, mudar de cidade é uma decisão importante e que exige uma série de avaliações.

Vamos conhecer um pouco mais sobre Curitiba?

Referência nacional em smart city

A capital do Paraná foi reconhecida como a cidade mais inteligente do Brasil segundo o levantamento Connected Smart Cities.

Curitiba ganha esse título pois consegue se desenvolver economicamente e, ao mesmo tempo, aumenta a qualidade de vida dos habitantes ao gerar eficiência nos serviços que oferece.

Entre as iniciativas estão o programa Horta do Chef da Prefeitura, o Vale do Pinhão, Prêmio Empreendedora Curitibana, o Tecnoparque, o coworking Worktiba e o aplicativo Saúde Já.

Clima europeu

Para quem se encanta com o clima frio ou com o charme europeu, mas não abre mão de morar no Brasil, Curitiba é uma boa opção. A arquitetura – composta por prédios arrojados e casarões históricos, ou o perfil exigente dos moradores da cidade que continua sendo teste de muitos produtos e serviços, contribuem para escolhê-la como futuro lar!

Transporte de referência para o país

Curitiba é considerada uma cidade modelo quando o assunto é transporte. Apesar de não ter metrô (subterrâneo), conta com um sistema inovador que pode ser chamado de metrô de superfície e que já foi implementado por muitos lugares no mundo. Com vias únicas para a circulação de ônibus, as estações-tubo, facilitam o embarque e desembarque dos passageiros. Além disso, a rede de transporte é interligada por meio dos terminais, permitindo que as pessoas cheguem aos seus destinos na cidade e na região metropolitana pagando apenas o valor de uma passagem.

Uma das melhores cidades para se viver após os 60 anos

Segundo o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), Curitiba ocupa a 13ª posição em um ranking com os 150 grandes municípios do Brasil e a 4.ª entre as capitais. Claro que apesar do bom desempenho, a cidade ainda tem o desafio de garantir uma boa qualidade de vida para quem já está na melhor idade, principalmente quando o assunto são as áreas de segurança, acessibilidade e distribuição de renda.

Atrações para todos os perfis

É possível que você já tenha visto fotos de diversos pontos turísticos de Curitiba – e vale destacar como essa cidade preza há muitas décadas pelos espaços verdes, como parques, praças e jardins.

O Jardim Botânico, o Palácio Avenida – com seus incríveis espetáculos de Natal, o Museu Oscar Niemeyer – também chamado Museu do Olho, e nossa centenária Universidade Federal do Paraná, são alguns desses cartões postais. Outros cenários que sempre atraem a atenção também dos moradores e que são gratuitos é a Catedral Menor de Nossa Senhora da Luz, que fica na Praça Tiradentes – o marco zero da cidade, a Ópera de Arame, além dos parques como Barigui, Tanguá, Unilivre, entre outros. Há também espaços públicos e memoriais que remetem a diversas etnias ali homenageadas como a bela Praça do Japão, o Bosque Alemão, o Memorial Africano, o Portal Italiano, o Parque Tingui (indígena), o Memorial Ucraniano, o Largo da China, o Bosque de Portugal, a Praça da Espanha, o Bosque João Paulo II (polonês), o Parque Gomm (inglês), a Praça da França, o Memorial Árabe, e outros tantos.

Além do apelo ambiental, esses locais permitem a integração social e o convívio das famílias, passeios com seu pet, cultivo colaborativo em hortas comunitárias, além da prática saudável de diversos esportes, alongamentos e atividades ao ar livre.

Vale destacar também a questão da limpeza da cidade: na década de 80, Curitiba foi pioneira no Brasil ao implantar a coleta seletiva de lixo e esta preocupação com a separação, reciclagem e destino correto do lixo continua diariamente, fato que pode ser observado na limpeza das ruas.

Esses são apenas alguns pontos que posso destacar sobre essa cidade encantadora. Se você mora em outra cidade, vale a pena colocar Curitiba em seus roteiros para conhecer e tirar suas conclusões. E se você já mora aqui, por que não convidar sua família e seus amigos para aproveitar e fazer turismo na sua própria cidade para curtí-la ainda mais?

Fabiana Schneider

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, Mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br

contato@trilhasdacarreira.com.br

Textos semanais no Pulse LinkedIn

Facebook

Linkedin

Twitter

Youtube

Instagram