Série LinkedIn: professores também podem usar a rede para a Carreira, além do Lattes?
O LinkedIn é a maior rede social exclusivamente profissional da internet. Com mais de meio bilhão de usuários, está presente em mais de 200 países e territórios e está disponível em 23 idiomas, segundo dados de 2018. Sua principal missão é engajar cada profissional com a oportunidade de usar suas paixões e habilidades para causar impacto.
Quando foi fundado, o LinkedIn era visto apenas como uma rede onde as pessoas colocavam seu currículo e aguardavam o contato das empresas que estavam em busca de talentos. O tempo passou, a rede evoluiu trazendo novas funcionalidades muito mais estratégicas, tanto para os profissionais quanto para as organizações e também instituições de ensino.
E independente do ramo, o LinkedIn pode ser uma excelente ferramenta para se autopromover e gerar (ou manter) conexões ativas. Você, professor (a) já parou para refletir quantas pessoas conhece dentro da sua área de atuação? Experimente, rapidamente, fazer este exercício para mapear sua rede de contatos, (re)lembrando alguns nomes de profissionais em cada espaço, cada um deles associado diretamente ao grau de relacionamento e intimidade profissional que possui, seja ele laço forte, laço médio ou laço fraco.
Outros professores e colegas de trabalho, alunos, parceiros, participantes de eventos, organizações de ensino… são muitas possibilidades e pessoas envolvidas neste contexto, não é mesmo? O LinkedIn ajuda a fazer networking digital na rede, compartilhar experiências e trabalhos desenvolvidos e serve ainda como uma grande vitrine profissional, corporativa e, sim, complementar ao Lattes. Mas como fazer isso da melhor forma? Confira as minhas dicas abaixo!
Reflita sobre qual é o seu propósito na rede como professor
Dentre tantas opções de redes sociais que você tem hoje a sua disposição, cada uma tem seu perfil e dentre todas elas o LinkedIn é a única exclusivamente profissional. Por isso, é fundamental você saber qual é seu propósito profissional nesta rede, quais são suas maiores motivações e quais objetivos quer alcançar ao utilizá-la, e claro, usá-la frequentemente.
Cito abaixo alguns dos objetivos que mais ouço de diversos profissionais e também de professores universitários e de pós-graduação de minha rede:
- Criar e cultivar sua própria rede de contatos, conhecendo com antecedência o perfil das pessoas com as quais vou me reunir ou profissionais e professores que temos em comum entre nossas conexões;
- Ter acesso a notícias sobre negócios, empresas, profissionais, instituições de ensino, mercado de trabalho, dentre outros e em diversas áreas de atuação;
- Criar e compartilhar conteúdos próprios, como por exemplo artigos sobre temas que domina, posts sobre aulas, palestras e workshops ministrados, viagens a trabalho, publicações de projetos iniciados e/ou concluídos, prêmios recebidos, dentre outros;
- Apresentar o próprio portfólio de produtos ou serviços, ou da empresa, ao mesmo tempo poder citar todos os canais de comunicação e contatos disponíveis, aumentando assim as chances de negócios;
- Ter um perfil o mais idêntico possível ao seu currículo Lattes, porém sempre atualizado e online, com a possibilidade de upload de imagens e vídeos, incluindo novas certificações adquiridas ou cursos de atualização feitos também como participante ou professor palestrante;
- Buscar novas oportunidades profissionais e/ou ser encontrado por empresas e instituições de ensino que buscam perfis como o seu para os próximos semestres ou para banco de talentos das próprias instituições;
- Ter acesso às melhores práticas dentro da área de forma rápida, online e gratuita, além de informações locais e mundiais;
- Seguir influenciadores do segmento educacional ou de outras áreas.
University page – ou LinkedIn Alumni
Essa é uma das diversas ferramentas criadas pelo LinkedIn. Muito parecido com as páginas de empresas, as páginas de universidades/faculdades funcionam para promover a instituição, seus cursos atuais e conectar seus ex-alunos.
Estas páginas oferecem filtros que contém informações riquíssimas que podem te ajudar a encontrar uma oportunidade e/ou se conectar com outros professores, alunos e colaboradores da instituição em que você atua.
Aqui no blog tem um post exclusivo sobre o LinkedIn Alumni que você pode acessar para ter mais detalhes.
Mas, vale lembrar que é a própria instituição acadêmica quem cria esta página, com logomarca e outras informações institucionais, ou seja, se ela não existir ainda você professor ou aluno não poderá criá-la, mas poderá entrar em contato com a administração para sugerir, ok?
Uma dica: recomendo fortemente incluir em seu perfil, no campo “experiência” (profissional), todas suas atividades como professor, separadamente por cada instituição de ensino, e deixe ali bem claro quais temas ministra aulas, se ensino médio, graduação, pós-graduação.
Aqui está o exemplo de como preenchi o meu perfil:
Palavras-chave e recomendações rápidas
Aqui, sugiro algumas palavras-chave, tanto para a busca de “vagas”, quanto para serem incluídas em meio aos textos das descrições de suas experiências profissionais, e também para serem incluídas na seção “competências e recomendações” de seu próprio perfil. Lembre-se: esta seção também é importante para facilitar as recomendações rápidas (ao contrário das recomendações escritas) que seu colegas possam fazer de você, ok?
Veja destas quais podem ser mais aderentes a você, inspire-se em outros perfis de professores também e inclua outras ainda que achar relevantes:
- Educação
- Docência
- Professor
- Professor de (cite individualmente cada tema que dá aulas ou que domina)
- Planejamento de aulas
- Gestão de sala de aula
- Liderança educacional
- Tutoria
- Metodologias ativas de ensino
- Tecnologias educacionais
- Desenvolvimento de pessoal
- Oratória
- E-learning
- EaD
- Língua Portuguesa
- Língua Inglesa
- Design instrucional
- Pesquisa
- Alfabetização
- Educação especial
- Entre outras
LinkedIn Learning
Em setembro de 2016, o LinkedIn lançou o LinkedIn Learning, um portal de e-learning feito sob medida para o aprendizado personalizado, que apóia as empresas a treinar seus funcionários, investindo na capacitação de pessoas ao longo de suas vidas. Através dele, o usuário pode ter acesso ilimitado a uma vasta biblioteca com mais de 10.000 cursos em vídeo e divididos em diversas categorias de acordo com os interesses de cada um.
Neste artigo do blog você pode ver mais detalhes sobre a ferramenta e começar a usá-la já!
LinkedIn artigos
Que tal começar a produzir o seu próprio conteúdo? Usando a ferramenta “artigos”, você pode se destacar na rede, basta começar seguindo as dicas abaixo:
- Escolha um tema que domine, que flua facilmente para você, mas faça um planejamento prévio para evitar o esgotamento de assuntos;
- Escreva separadamente palavras-chave relativas ao tema, apenas para colocar as ideias no papel, pense sobre como quer escrever, qual foco principal quer dar e que também emita alguma opinião sua sobre;
- Você se lembra de como escrevíamos uma redação na escola?! A velha máxima dos 3 parágrafos principais continuam para organizarmos nossas ideias: introdução, desenvolvimento e conclusão. #ficaadica: encaixe algumas das suas palavras-chave por todo o texto;
- Crie um título forte e chamariz, e inclua no cabeçalho ou durante o texto uma imagem (autorizada) e que tenha relação com o tema;
- Seja direto e use frases mais curtas, afinal não é um TCC, nem dissertação, tão pouco tese, e em alguns segundos o leitor demonstrará interesse em continuar a ler ou não;
- Desapegue sobre críticas ou elogios de sua audiência, mas tenha bom senso e coerência nos julgamentos e opiniões, pois tudo que está na rede vira “tatuagem digital”;
- Cuide para usar o bom Português e se possível peça a um profissional revisor corrigir antes de postar;
- Reposte em suas outras redes sociais também e mantenha certa frequência nos textos.
LinkedIn Slide Share
Excelente ferramenta que faz parte do pacote de Soluções de Marketing do LinkedIn. Você pode utilizá-la para pesquisar apresentações, infográficos, documentos, vídeos, PDFs e muito mais!
Além disso, você pode fazer uploads gratuitos e compartilhar seus próprios conteúdos na rede.
Clique no link para obter mais informações: https://www.slideshare.net/
O LinkedIn é uma super ferramenta online, mas lembre-se sempre de criar uma rotina para fazer networking presencial também, afinal nada substitui a energia da comunicação pessoal, todos seus insights, dicas e ideias que surgem em um encontro presencial.
Gerar conteúdo na rede ajuda a construir e manter sua imagem como formador de opinião ou influencer nas áreas que mais domina e poderá gerar novas propostas e novos negócios para você.
E conte comigo, Professor/Professora! Estou à disposição caso precise de mais orientações sobre como usar melhor o LinkedIn para sua Carreira!
Ou ainda conheça o ebook que criei com estas e muitas outras dicas para ajudar você a perder o medo de usar (e postar!) na rede, sem gafes, potencializando as funcionalidades e as configurações, e ainda editando as principais seções do seu perfil para torná-lo campeão! Clique aqui e compre o seu. Depois me conta e compartilhar comigo suas novas conquistas através das dicas do ebook, ok? Conte comigo!