Como foi o 1º Webinar da Trilhas da Carreira falando sobre Carreira, Mercado e Covid

Que a Covid-19 mudou nosso completamente a nossa rotina todos já sabem. Desde a forma como consumimos até a adequação do formato de trabalho, inúmeros pontos merecem nossa auto reflexão neste período. Enquanto isso não passa, o jeito é se adaptar e levar essas mudanças conosco quando tudo ficar bem novamente!

Dias atrás fiz o primeiro Webinar da Trilhas da Carreira – inicialmente EXCLUSIVO para clientes – onde nos reencontramos virtualmente e conversamos sobre uma das perguntas que não quer calar neste momento de se reinventar em tempos de pandemia: como será a sua Carreira daqui para frente com os impactos do coronavírus?

Trago aqui os principais destaques deste bate papo, confira!

Protagonismo

Durante o webinar fiz uma pesquisa rápida perguntando aos participantes o seguinte: “Você mandou CV em tempos de Covid?”, onde os resultados foram: de 17 respostas entre os participantes que responderam, 47,1% disseram sim e 52,9% responderam que não. Ou seja, este é um momento propício para que o próprio profissional pare para pensar pensar em novas possibilidades de trabalho sim, expandindo o olhar para o mercado, e também atualizar seu perfil de LinkedIn, claro!

Auto reflexão

É fato: essa readaptação ao home office já está acontecendo. Empresas que antes planejavam adotar o formato daqui a dois anos tiveram que mudar os planos para enfrentar essa situação, ou seja, também tiveram que se moldar ao momento, antecipando algo que estava distante.

Ainda citando a pesquisa que fiz, quando perguntados sobre o trabalho home office, quase 65% desta amostra de profissionais se acostumaram bem, onde 29,4% dos participantes se acostumaram bem e querem continuar a trabalhar neste formato sempre que puder e 35,3% deles se acostumou bem mas pretende trabalhar neste formato apenas algumas vezes. 

Por outro lado, 11,8% não se acostumou e quer voltar totalmente ao trabalho presencial. Dentre outras respostas: demissão (5,9%), não trabalho home office (5,9%), já trabalhava home office (5.9%), outros (5,9%).

Deixo aqui mais duas leituras para tempos de home office:  dicas para fazer a gestão do seu tempo e dicas para melhorar a comunicação. 

Além disso tudo, esse é um excelente momento para estudar, desenvolver novas habilidades, entender como funciona a sua produtividade em casa, etc. Dessa forma, quando o mercado voltar a se aquecer e for abrindo vagas novamente, presenciais ou remotas, suas habilidades para trabalho home office, e a disciplina, resiliência e foco em se atualizar, podem fazer com que você saia na frente nos processos seletivos.

Recrutamento e Seleção

Apesar de haver muitas empresas que congelaram as contratações, os mapeamentos de mercado e assessments continuam, e segmentos como TI, por exemplo, ainda estão abrindo vagas – mesmo que em números menores se compararmos ao período antes da Covid-19.

Entretanto, algumas empresas fora da curva já estão mostrando que é possível chegar no momento de contratar e integrar um novo membro da equipe mesmo de forma remota, como também chamado de onboarding, dispensando o contato pessoal tão “essencial” ao RH. O Nubank mostra como isso é possível!

LinkedIn

O LinkedIn, mais do que nunca, e além de seu perfil profissional na rede, está repleto de informações e notícias excelentes, tanto por quem está ativamente gerando conteúdo quanto por quem está consumindo conteúdo. Reserve um tempo do seu dia para explorar a ferramenta e acompanhar o que as empresas têm feito como boas práticas neste momento.

Demissões

Pelo menos 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas e 9 milhões de funcionários foram demitidos em razão dos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus. É o que mostra levantamento feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas) e obtido com exclusividade pela CNN.

O dado é ainda mais alarmante se somarmos à quantidade de pessoas que já estavam desempregadas antes da pandemia. Mas o que tirar dessa situação? Muitas vezes um desligamento nos força a dar um novo passo; algo que já estava nos planos, mas nunca foi para frente, ou até mesmo arriscar em algo novo. Este é o momento para se jogar e se reinventar!

Novos planos e o “novo normal”

Assim, como será este “novo normal”, tanto para as empresas quanto para os profissionais que se acostumaram a trabalhar em casa? O fato é que todos os pontos das cadeias produtivas e na grande maioria dos segmentos de mercado estão sendo afetados. Um exemplo disso: a profissão de costureira voltou com tudo graças a produção de máscaras, não é mesmo? Já tinha parado para pensar sobre isso? 

E para finalizar: quais novos planos, inclusive online, você vai começar a tocar daqui pra frente? Além do sorteio que fiz de quatro Vale-Carreira, ainda lancei um desafio ao final: que webinar você faria para ajudar as pessoas em épocas de Covid falando sobre um tema que você domina?

Será muito difícil você não sair dessa quarentena com uma nova habilidade, um novo projeto ou mais conhecimento!

Como sempre, agradeço as indicações do meu trabalho através da Trilhas! Continue me acompanhando também no Instagram para mais novidades.

Fabiana Schneider

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, Mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br

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