Dicas para criar do zero uma página empresarial no LinkedIn

Quem me acompanha juntamente com a Trilhas da Carreira sabe o quanto eu destaco a importância do LinkedIn na carreira e nos negócios. Em tempos de Covid, esta rede social criada em 2002 — mais do que nunca — consolidou-se como uma excelente fonte de informações de negócios e economia, além de outros assuntos relevantes para o mercado.

A convite do Nex Coworking, onde sou coworker desde 2016, compartilho neste artigo algumas dicas essenciais de como criar do zero uma LinkedIn Page no LinkedIn, ou página empresarial, para ajudar os colegas coworkers e empreendedores a fortalecer ainda mais a marca de seus negócios nesta que é a maior rede social profissional mundial.

E como regra de Mercado, e de Marketing também, sempre aconselho a não colocar todos seus esforços em uma só rede social, ou em uma só plataforma, pois clientes atuais e futuros leads podem estar em diversas outras plataformas, não é mesmo? Portanto a dica é expandir o alcance de sua empresa estando presente também no LinkedIn!

Vamos lá? Seguem algumas perguntas mais frequentes e alguns prints de telas — como tutorial — para você criar do zero uma página empresarial no LinkedIn.

O que é a LinkedIn Page?

Além de cada perfil profissional individual no LinkedIn, as LinkedIn Pages foram projetadas para ajudar marcas, instituições e organizações, de pequenas empresas a grandes empresas, a se conectarem autenticamente com os membros, aumentar seus negócios e criar conexões duradouras fomentando conversas construtivas com seus funcionários, clientes e seguidores, ou seja, sua comunidade.

A página empresarial é cobrada?

Não, até hoje a página empresarial no LinkedIn não é cobrada, nem pela criação nem pela atualização que você mesmo — empreendedor — ou algum administrador autorizado faça. Porém se você precisar de uma Consultoria personalizada para esta criação, posso ajudar com este serviço que a Trilhas da Carreira oferece, ok?

Quanto tempo demora para criar a página?

A criação é online, sem necessidade de pré-aprovações, e relativamente rápido fazê-la: eu diria que você se dedicando exclusivamente para isso, em torno de uma ou duas horas por exemplo, a página estará completa.

O mais demorado é ter acesso fácil e rápido a todas as informações institucionais da empresa previamente organizadas, validadas, aprovadas e públicas, as mais idênticas aos seus outros materiais já criados. Pois se você começar a questioná-las, começar a revê-las e decidir alterá-las, daí vem o retrabalho e o tempo dedicado será outro, ok?

E, claro, gerar conteúdos relevantes e/ou recompartilhá-los aqui pelo LinkedIn também é super importante para manter a página ativa e manter o engajamento dos clientes e colaboradores.

Passo 01: Onde encontro o botão criar página?

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Passo 02: Selecione um tipo de página.

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E veja que aqui também é possível:

  • criar uma Showcase Page, e para isso acesse este outro link do próprio LinkedIn falando sobre isso;
  • e criar uma página empresarial de uma Instituição de ensino, onde escrevi sobre isso neste outro artigo da Trilhas da Carreira.

Passo 03: Insira aqui informações institucionais sobre a empresa.

Uma dica prática e super relevante é que apenas e-mails corporativos são aceitos para a criação da página empresarial, ou seja, não são aceitos e-mails sem extensão empresarial como gmail, hotmail, etc.

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Planeje-se para iniciar sua página e tenha acesso a:

  • Informações: nome, URL, site, e outros detalhes relevantes;
  • Atenção também ao campo “setor”, pois como o LinkedIn é um grande banco de dados e é originalmente americano, alguns “setores” podem não ter muita ligação com nomes mais comuns de setores que utilizamos aqui no Brasil, ok? E, se precisar, pesquise concorrentes também para saber em qual “setor” eles se encaixaram. Resumindo: encontre o que seja mais próximo de seu negócio.;
  • E, ao final desta parte, antes de realmente criá-la, você deverá declarar que é “representante oficial desta organização e que possuo o direito de agir em seu nome ao criar e gerenciar esta página” e dar o aceite nos termos adicionais das Pages.

Veja abaixo como é a da Trilhas da Carreira, ou clique aqui para acessá-la.

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Depois de criada, edite e preencha todos os campos, onde seguem outras dicas:

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  • Para a inclusão da logomarca, o tamanho ideal é 1200 x 627 e para um banner personalizado (super recomendo!) deve ser 1536 x 768.
  • E aproveite também para:
  • Inserir botões (de ação)
  • localidades
  • hashtags: serão sugeridas para serem validadas
  • grupo(s) em destaque: se decidir criar um para a empresa, mantenha-o ativo e atualizado
  • gerenciar idiomas (+20 possíveis)
  • segmentações de publicações através da página: idioma, localidade, função, tamanho da empresa, instituição de ensino, setor e nível de experiência, etc

Não é exatamente a minha expertise, mas seguem alguns insights básicos para quem for administrar a página:

  • designar +1 administrador para evitar centralização em apenas uma pessoa, fazer as promoções de interações diárias com a comunidade, postar atualizações em imagens, vídeos, textos e documentos (como PowerPoint, documentos do Word e PDFs), responder aos comentários — seja no desktop ou no aplicativo para dispositivos móveis do LinkedIn para iOS e Android. Também pode associar a página a hashtags para que possam ver e responder as conversas sobre sua marca ou tópicos relevantes no LinkedIn.

Além disso, todas as ferramentas lançadas e as melhores práticas podem ser vistas na página oficial da plataforma, além deste vídeo do próprio LinkedIn sobre o lançamento das LinkedIn Pages, a próxima geração das Company Pages, ou Páginas Empresariais.

EXTRAS!

Como convidar conexões para seguir a página empresarial?

Administradores da LinkedIn Page podem ampliar a base de seguidores convidando conexões de 1º grau para seguir sua página. Mas atenção: há um limite diário e semanal para o número de convites que administradores de Page podem enviar. Recomendamos que você envie convites para a Page apenas para as conexões que possam ter interesse e que já interagem com a sua Page. Além disso, para proteger a experiência dos usuários, um administrador da Page pode perder o acesso a esse recurso se os usuários não estiverem respondendo ou aceitando convites.

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É possível notificar funcionários sobre uma publicação?

Uma funcionalidade que está inserida na LinkedIn Page é a de notificar funcionários sobre as publicações mais importantes da página para ampliar o alcance orgânico. E ninguém melhor que os funcionários de uma empresa para serem seus maiores defensores, amplificando suas vozes e ajudando as organizações a construir conexões mais fortes com seu público.

Para isso, um conjunto de ferramentas foi lançado, entre elas, a possibilidade de recompartilhar as postagens públicas do LinkedIn de seus funcionários nas próprias páginas empresariais; além disso, agora é possível compartilhar qualquer publicação onde a página é mencionada, como em depoimentos de clientes e em análises de produtos. Isso permite que as empresas mostrem os conteúdos que as pessoas estão gerando e que ajudam a marca a se destacar perante aos concorrentes.

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No LinkedIn, cada indivíduo ajuda a formar um negócio, mas é essa comunidade que une todos. Agora que você criou do zero e está entendendo um pouco mais sobre as funcionalidades das LinkedIn Pages, que tal pensar estrategicamente e organizar melhor a da sua empresa? Certamente você poderá colher bons resultados unindo a sua comunidade e comunicando melhor a sua imagem institucional nesta rede social também.

Conte comigo para ajudar a criar a LinkedIn Page de sua empresa ou negócio!

E quer conhecer ainda mais do LinkedIn? Neste ebook que criei com muitas outras dicas, vou ajudar você a perder o medo de usar (e postar!) na rede, sem gafes e potencializando as funcionalidades e configurações, e ainda editar as principais seções do seu perfil para torná-lo campeão! Clique aqui e compre o seu. Depois me conta e compartilhar comigo suas novas conquistas através das dicas do ebook, ok? Conte comigo!

Fabiana Schneider

Mentora de Carreira e Headhunter com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos está empreendendo através da Trilhas da Carreira atuando como Mentora e Consultora de Carreira para profissionais, como Headhunter para empresas, além de Expert em LinkedIn, palestrante e professora de R&S. É graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Filha de Pai TI e Mãe Professora, casada com Claudio Cercachim, Mãe da Nathalia, maratonista, peregrina, apaixonada por pessoas e entusiasta pela tecnologia.

www.trilhasdacarreira.com.br

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